>

A integração estratégica de tecnologias emergentes redefinirá o futuro do Customer Experience.

A experiência do cliente é a chave para cultivar consumidores leais e defensores da marca. À medida que 2024 se aproxima, as tendências de CX continuam a evoluir, tornando-se uma prioridade estratégica. Vamos te contar quais são as principais projeções que moldarão o cenário da experiência do cliente no próximo ano:

IA Generativa em CX: Ainda em ascensão, essa tecnologia transformará a personalização, simplificação do atendimento ao cliente e análise comportamental. A IA é capaz de inovar o atendimento e fornecer insights profundos sobre os consumidores. A transparência no uso desta ferramenta será a chave para ganhar a confiança do público-alvo.

CX com base em sentimentos: A análise de sentimento será vital em 2024, pois permitirá que as empresas possam reagir dinamicamente às emoções dos clientes para fortalecer relacionamentos duradouros. Uma pesquisa da 121 Labs mostrou que 43% dos consumidores tende a pagar até 10% a mais por experiências positivas, enquanto 28% investiria mais de 20%. A decepção tem um preço alto, visto que, ainda de acordo com o estudo, 47% estaria disposta a interromper relações após duas experiências negativas. No cenário digital, estratégias como omnicanalidade e experiências personalizadas surgem como catalisadores para a fidelização. O caminho para o sucesso não é apenas entregar produtos ou serviços, mas sim criar laços emocionais longevos.

CX sustentável: Integrar a sustentabilidade no Customer Experience será a chave para o sucesso no próximo ano. As empresas devem compartilhar informações sobre suas práticas ambientais, visto que, de acordo com pesquisa da Apas, 95% dos brasileiros priorizam empresas sustentáveis e 64% já abandonaram marcas ou estabelecimentos por comportamento antiético. A busca por práticas mais responsáveis com o meio ambiente está se tornando uma exigência inegociável por parte dos consumidores.

CX com foco em segurança: A proteção de dados é um elemento essencial da experiência do cliente. Isso significa que empresas transparentes e acessíveis sobre o uso de dados dos consumidores ganharão destaque no mercado, pois oferecerão a oportunidade de construir uma relação com base na confiança.

Assinaturas inteligentes: A Inteligência Artificial e a análise avançada impulsionarão ofertas personalizadas, preços dinâmicos e níveis de oferta individualizados em serviços de assinatura, elevando a experiência do cliente. Por exemplo: clientes menos ativos podem conseguir preços mais acessíveis, enquanto os usuários assíduos poderão obter benefícios VIP, elevando a experiência e destacando sua importância para o a marca.

As tendências para 2024 refletem a evolução constante do setor de Customer Experience e destacam novas oportunidades e desafios. Sua empresa está pronta para o futuro próximo? Conheça as soluções da SAP e prepare-se para transformar as experiências dos seus consumidores.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.