>

Algumas tendências devem contribuir para tornar o setor de Recursos Humanos mais inovador e humano em 2024.

Estamos nos aproximando do final de um ano surpreendente. Neste momento, é fundamental olhar para frente e entender as tendências que moldarão o cenário de Recursos Humanos em 2024. Para te ajudar, destacamos as principais tendências que os líderes do setor e de tecnologia devem considerar para construir ambientes de trabalho mais produtivos, além de atrair e reter talentos qualificados.

Uso de IA Generativa
A Inteligência Artificial Generativa (IA) é uma ferramenta transformadora nas funções de RH e gestão de talentos. Em 2024, espera-se que essa tecnologia não apenas automatize tarefas, mas também impulsione o recrutamento, reconhecimento e engajamento de funcionários. Líderes de Recursos Humano devem priorizar a compreensão profunda da IA generativa em suas diversas formas para aproveitar seu potencial.

Suporte para toda a força de trabalho
O envelhecimento da força de trabalho e a entrada de novos profissionais exigem estratégias que se adaptem a diferentes gerações. As organizações precisam considerar a saúde física e mental dos funcionários mais experientes, além de atender às necessidades dos mais jovens. Por isso, programas de transição para aposentadoria, treinamento em tecnologia e regimes de trabalho flexíveis são essenciais. Mentorias para a transferência de conhecimento podem ajudar a mitigar a perda de experiência associada às saídas de funcionários mais antigos.

Oportunidades de crescimento
Organizações centradas em competências, que valorizam as habilidades e potencial dos funcionários, reduzem a dependência de qualificações tradicionais e possuem mais chances de encontrar a pessoa certa para cada função – ocasionando em benefícios tanto para a companhia quanto para os colaboradores.

Diversidade, inclusão e equidade
Em um cenário global competitivo, as empresas precisam se destacar na atração e retenção de talentos. As novas gerações valorizam temas como sustentabilidade, diversidade e transparência. Companhias que dão a devida atenção para esses assuntos têm maior probabilidade de atrair bons profissionais, impactando positivamente nos negócios. Investir na conscientização, estabelecer metas, criar grupos de afinidade e programas de bem-estar são fundamentais neste caminho.

Remuneração além do salário tradicional
A visão acerca da remuneração está evoluindo à medida que as empresas passam a buscar equidade salarial e a ouvir as vozes dos colaboradores. A igualdade salarial passa de uma questão de responsabilidade social corporativa para integrar estratégias de talentos e engajamento de equipes. Neste sentido, a remuneração criativa ganha força e vai além do salário ao incorporar benefícios intangíveis como flexibilidade, bem-estar e programas de fidelidade.

O compromisso com o desenvolvimento, bem-estar e inclusão, combinado com a compreensão das tecnologias emergentes, moldará o sucesso das organizações no cenário empresarial em constante evolução. Acesse o site da SAP e descubra como nossas soluções de RH podem ajudar sua empresa a se preparar.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2023 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.