>

Seis maneiras de preparar o gerente de pessoas para o futuro com as soluções SAP SuccessFactors

Artigo

Os gerentes de pessoas são decisivos para a experiência dos colaboradores, pois têm a responsabilidade de entender as demandas da empresa e motivar os membros da equipe a atender a esses requisitos. No entanto, esta função está evoluindo devido a três fatores principais: trabalho híbrido e remoto, automação e aumento das expectativas dos colaboradores. Para ajudar a entender a evolução dessa função, o time Growth & Insights do SAP® SuccessFactors® entrevistou 31 líderes de RH de organizações clientes da SAP e realizou uma pesquisa com 731 gerentes de pessoas e 716 colaboradores de todo o mundo.

Com base nas descobertas da pesquisa, apresentamos seis maneiras pelas quais as organizações podem melhorar o desempenho e a experiência dos gerentes de pessoas com as soluções SAP SuccessFactors.

Usar modelos de coliderança

As organizações esperam que os gerentes de pessoas executem iniciativas importantes e práticas de pessoal, o que leva a uma sobrecarga de responsabilidades. A implementação de estruturas de coliderança, mesmo por um curto período, pode reduzir a sobrecarga de funções dos gerentes de pessoas e fornecer aos colaboradores uma valiosa oportunidade de aprendizagem prática. Uma forma de oferecer esta oportunidade é por meio de equipes dinâmicas, que consistem em recursos avançados disponíveis como parte da plataforma SAP SuccessFactors que ajudam a criar e gerenciar equipes interfuncionais que vão além das hierarquias tradicionais. Estatísticas apontam que 66% dos colaboradores que participam de equipes dinâmicas sentem um impacto positivo na carreira, o que aumenta o engajamento. O uso de equipes dinâmicas pode ajudar as organizações a adotar modelos de coliderança para projetos, acessar o potencial de cada colaborador e incorporar esses insights em planos de sucessão futuros.

Atualizar descrições do cargo de gerente de pessoas

Muitas organizações não atualizaram suas descrições formais do cargo de gerente de pessoas para refletir com precisão essas mudanças nas funções, levando a expectativas de desempenho pouco claras e a sistemas ineficazes para desenvolver e selecionar gestores de pessoas. Uma forma de simplificar esse processo é por meio da IA generativa na solução SAP SuccessFactors Recruiting. Gerentes de contratação e recrutadores podem ajustar as descrições de cargos com IA generativa, o que permite incorporar conteúdo suplementar, identificar linguagem tendenciosa e ajudar a garantir o alinhamento com os requisitos de negócios. Em vez de começar do zero sempre que uma nova posição é criada ou os requisitos são atualizados, os recrutadores e gerentes de contratação podem usar IA para ajudar a redigir descrições de cargos mais rapidamente e manter seu fluxo normal de trabalho. E, o mais importante, o conteúdo final é mais significativo, inclusivo e competitivo – apresentando uma visão clara e precisa da função para atrair um pool maior de candidatos qualificados e interessados.

Repensar a arquitetura de carreira e os caminhos para o avanço

Sem outras opções para crescer, ganhar status ou aumentar a remuneração, os colaboradores vão procurar funções de gestão de pessoas, mesmo que não estejam aptos para esse tipo de cargo ou tenham um real interesse nele. O desenvolvimento de caminhos alternativos para o avanço (por exemplo, planos de carreira especializados) de colaboradores de alto desempenho garante que eles assumam funções de gerente de pessoas pelo motivo certo – gerenciar pessoas. Compartilhar arquiteturas de carreira de modo mais amplo também pode melhorar o conhecimento dos gerentes sobre as oportunidades de mobilidade interna, citado como o principal desafio. Mercados de talentos, como a solução SAP SuccessFactors Opportunity Marketplace, podem melhorar a visibilidade das oportunidades de desenvolvimento e crescimento dentro da organização, fornecendo recomendações personalizadas orientadas por IA para aprendizagem, mentores, funções internas e equipes dinâmicas. Deste modo, os colaboradores podem ter oportunidades de aprendizagem prática e planos de carreira alternativos.

Implementar um planejamento de sucessão para todos

Todos concordam que as funções de gerente de pessoas devem ser mais exclusivas, mas isso também significa pools de talentos mais restritos.  A implementação do planejamento de sucessão em todos os níveis da empresa permite que as organizações identifiquem talentos “ocultos” para gerenciar pessoas. Ao desenvolver planos de sucessão, lembre-se de que nem sempre um gerente de pessoas precisa ser substituído por outro gerente – e que o próximo cargo de gerente de pessoas nem sempre precisa estar na gerência. A solução SAP SuccessFactors Succession & Development pode facilitar esse processo, ajudando os colaboradores a expandir suas habilidades e avançar na carreira com visibilidade sobre oportunidades de diálogo de desenvolvimento contínuo, mentoria e planejamento de carreira baseado em IA. Ela também pode otimizar o planejamento, tornando-o escalável para colocar as pessoas certas nas funções certas, ajudando a garantir o talento “oculto” de gestão de pessoas.

Criar uma comunidade de gerentes de pessoas

Os gerentes de pessoas consideram que manter o engajamento, sentir-se incluído e gerenciar o bem-estar são os principais desafios. Desta forma, a criação de uma comunidade dá apoio social a esse segmento essencial da força de trabalho, o que a pesquisa constatou como um fator positivo para a experiência deles. Isso também oferece à organização um canal claro de comunicação bidirecional com eles. Uma forma de promover uma comunidade de gerentes de pessoas é aproveitar a solução SAP SuccessFactors Work Zone, que consiste em um espaço de trabalho digital personalizado que oferece suporte e incentiva a colaboração. Os gerentes podem criar sua própria comunidade para se conectarem e, desta forma, aumentarem o engajamento, compartilharem melhores práticas e aprimorarem a experiência geral dos colaboradores.

Aproveitar a tecnologia

A tecnologia de RH em nuvem pode dar suporte às estratégias recomendadas neste artigo e resolver vários dos desafios mais urgentes dos gerentes. Com as soluções SAP SuccessFactors, as organizações podem colocar o pessoal no centro de tudo e proporcionar experiências baseadas em IA que dão suporte aos atuais gerentes de pessoas usando a inteligência de talentos para ajudar a descobrir e desenvolver os gerentes do futuro.

Como as expectativas dos colaboradores e organizações em relação ao gerente de pessoas estão em constante transformação, essa função se tornará cada vez mais “centrada nas pessoas”: com foco no suporte, impulso ao desenvolvimento e promoção de uma cultura positiva. É importante que as organizações usem a tecnologia de RH certa para oferecer experiências envolventes aos colaboradores, aumentar a produtividade e gerar melhores resultados de negócios.

Para obter mais insights sobre a evolução da função de gerente de pessoas, leia o relatório completo: Seis melhores práticas para preparar gerentes de pessoas para o presente e para o futuro.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.