>

Como as empresas podem evitar que os colaboradores desenvolvam burnout

Artigo

Com as estratégias certas, é possível evitar o esgotamento dos colaboradores, promover ambientes de trabalho saudáveis e reduzir os índices de burnout.

O esgotamento sempre foi um desafio enfrentado pelo trabalhador, mas a pandemia deixou esse problema ainda mais evidente, elevando as taxas de burnout entre os profissionais. Uma pesquisa da Associação Internacional de Gestão de Estresse revelou que 32% dos brasileiros sofrem com o esgotamento em seus locais de trabalho. Neste contexto, os empregadores desempenham um papel crucial na criação de ambientes que promovam o bem-estar e evitem a exaustão. Aqui estão algumas estratégias essenciais para ajudar as empresas a lidar com o tema:

Estabeleça limites

Um dos principais impulsionadores do burnout é a sensação de estar sempre disponível e nunca desconectado de suas funções – fator que pode levar à exaustão emocional e física. Os empregadores devem desencorajar o envio de e-mails ou mensagens fora do horário comercial e incentivar os colaboradores a se desconectarem após o expediente. Criar uma cultura organizacional que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal pode ajudar a reduzir o estresse e prevenir o que, segundo o Ministério da Saúde, é considerado uma doença ocupacional.

Equilibre as cargas de trabalho

Prazos apertados e uma carga de trabalho excessiva podem sobrecarregar os funcionários e contribuir para o esgotamento. Os líderes devem monitorar de perto as horas trabalhadas de suas equipes e se necessário redistribuir as tarefas para garantir que todos tenham um equilíbrio saudável entre suas responsabilidades profissionais e pessoais. Isso pode envolver a contratação de mais funcionários, a terceirização de certas tarefas ou a reorganização das prioridades do projeto.

Ofereça modelos de trabalho flexíveis

A flexibilidade é uma das maneiras mais eficazes de ajudar os colaboradores a gerenciar o estresse. Permitir que eles tenham opções flexíveis, como trabalho remoto ou horários adaptáveis, é uma ótima opção – além de ser uma das mais implementadas atualmente. Tal ação permite que os trabalhadores atendam às suas responsabilidades profissionais enquanto cuidam de suas necessidades pessoais e de seus familiares.

Treine seus gerentes

Os gerentes desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar dos colaboradores. É preciso que eles sejam treinados para reconhecer os sinais de burnout e tomar medidas para apoiar os membros de suas equipes. Isso inclui fornecer feedbacks regulares, oferecer suporte emocional e incentivar uma cultura de trabalho saudável e colaborativa. Os líderes também devem adotar comportamentos saudáveis e equilibrados, como tirar folgas regulares e estabelecer limites dentro e fora do trabalho.

O burnout é uma doença ocupacional séria e que resulta em consequências negativas para todos os envolvidos. Por este e outros motivos, adotar estratégias proativas para entender as necessidades dos profissionais se faz cada vez mais necessário. Descubra como as soluções da SAP podem contribuir para a promoção de uma cultura organizacional positiva e responsável.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram

© 2024 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned here in as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.