>

Startup de impacto socioambiental tem na solução low-code SAP Build em nuvem, com inteligência artificial embarcada, melhor captação, análise e gestão de dados

A Sustainable Development & Water for All (SDW), startup focada em democratizar o acesso à água potável e ao saneamento básico, conta com a tecnologia low-code SAP Build para realizar pesquisas nas comunidades carentes, agregando inteligência artificial no tratamento, análise e gestão, além do armazenamento seguro de dados. A solução possibilita que usuários sem experiência anterior com tecnologia criem aplicativos, automatizem processos e projetem sites de negócios com a simplicidade de arrastar e soltar elementos.

A SDW desenvolve projetos socioambientais de diagnóstico das necessidades, capacitação, implantação de produtos sustentáveis e monitoramento de resultados. A startup disponibiliza equipamentos de desinfecção da água de cisternas por meio da radiação solar; dessanilizador para tratar água salgada; banheiros secos, sem necessidade de descarga para remoção de dejetos e patógenos; sistema de escoamento e tratamento de esgoto doméstico através do círculo de bananeira; e tratamento de esgoto por meio de biodigestão.

Já com mais de 25 mil pessoas impactadas, a SDW atua em 15 estados brasileiros, principalmente em regiões semiáridas do Nordeste. A startup soma mais de 2 mil produtos entregues, 40 milhões de litros de água tratada, 6 milhões de litros de água salva, 70 comunidades impactadas e 76% de diminuição de doenças por conta da qualidade da água nas comunidades atendidas.

O processo de coleta de informações da SDW nas comunidades carentes era moroso, realizado por um aplicativo complexo e que eventualmente perdia conexão com a Internet. A parceria com a SAP amplia e aprimora os movimentos de inclusão social envolvendo públicos vulneráveis. “Agora contamos com uma solução personalizada, intuitiva, automatizada, sempre disponível, que integra dados por APIs. Estamos cobertos para atuar com maior mobilidade, dinamismo, fluidez de dados e produtividade. isso fará uma diferença gigantesca em escala e expansão das atividades”, comemora a fundadora da SDW, Anna Luísa Beserra, premiada pela ONU na categoria Jovens Campeões da Terra, em 2019, em razão do relevante projeto de impacto socioambiental da startup.

Além da facilidade na criação de aplicativos, o SAP Build permite, por exemplo, a integração com outros softwares de gestão como o ERP SAP S/4HANA e a SAP Sustainability Control Tower, soluções usadas por muitos dos clientes da SDW, facilitando a colaboração entre as partes.

“A ferramenta agrega valor à medição do impacto nas comunidades, pois traz informações mais assertivas. Nossos relatórios foram transformados: temos indicadores abrangentes das nossas atividades. Já que dados contam histórias, estamos bem felizes e ansiosos pelas próximas etapas”, expressa Anna Luísa Beserra.

 

PROPÓSITO E SINERGIA

A SDW venceu em 2020 o Social Innomarathon, competição regional organizada pela SAP, em parceria com o Social Lab, para promover o empreendedorismo aliado à tecnologia com fins de impacto social na América Latina.

Atualmente, o Conselho Consultivo da SDW conta com lideranças da SAP ajudando em estratégias de crescimento. “Temos de fato uma história com a SAP. Nosso maior cliente, a BRK Ambiental, veio de uma conexão possibilitada pela empresa”, relembra Anna Luísa Beserra.

“Temos enorme orgulho em apoiar a causa de responsabilidade socioambiental da SDW. Acompanhei a evolução da startup, desde a passagem e reconhecimento no nosso laboratório de inovação, até o alcance atual. Tê-la como cliente, agora, habilitando-a para a criação de aplicativos próprios, através de suas equipes de negócio, demonstra propósito e sinergia alinhados na entrega de soluções sustentáveis e um legado para a sociedade“, afirma o vice-presidente de Inovação da SAP América Latina e Caribe, Matheus Souza.