>

Um estudo da Oxford Economics e SAP explora a utilização de dados feita pelas empresas durante a pandemia

A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia um novo estudo, em parceria com a Oxford Economics, concebido para compreender de que forma as empresas estão a incorporar uma abordagem de gestão holística, no dia a dia da sua estratégia e operações de negócio. Esta abordagem, conhecida como pensamento sistémico, requer que cada parte de uma organização, incluindo os seus parceiros externos e clientes, utilize conhecimento em tempo real a partir de dados de elevada qualidade.

A pesquisa foi realizada junto de 3.000 executivos de todo mundo, de dez sectores de atividade económica*, no início da pandemia por coronavírus. As principais conclusões apontam para:

  • 25% dos participantes referiram que a sua comunicação, partilha de dados e a gestão de processos das suas organizações estavam completamente integradas; 54% mencionaram que estavam moderadamente integradas; enquanto 21% dos inquiridos afirmaram que essas funções estavam um pouco ou totalmente isoladas.
  • As organizações mostraram-se cientes dos benefícios que resultam de uma abordagem integrada no que se refere às funções de negócio:
    • 47% das organizações que integraram os processos de negócio, em pelo menos algumas das funções, mencionaram que tal permitiu-lhes beneficiar de uma redução de custos e gastos; seguida da celeridade com que o negócio é conduzido (44%) e redesenho da forma como a organização opera (43%).
    • 38% das organizações que integraram estratégias de gestão de talento e força de trabalho citaram como benefício o aumento da capacidade de retenção de colaboradores, ainda que acima deste mencionaram uma melhoria da experiência dos colaboradores (45%) e dos clientes (44%).
    • 53% das empresas que integraram a recolha e conceitos analíticos de dados salientaram a melhoria da sua capacidade para tomar decisões devidamente fundamentadas.
  • É crucial dar especial atenção à experiência dos colaboradores, dado que 72% dos executivos asseguram que a cultura corporativa das suas empresas tem um impacto positivo na respetiva capacidade de proporcionar os melhores produtos ou serviços da sua categoria.

“Verificámos que a maioria dos entrevistados tomou algumas medidas para integrar os processos de negócio de partes específicas das suas organizações, mas assumem que ainda têm trabalho a fazer em toda a estrutura empresarial”, explica Edward Cone, Diretor Editorial da Oxford Economics. “Será necessário percorrer um longo caminho em direção a uma completa interconectividade, no sentido de ajudar as empresas a responder rapidamente aos desafios que se apresentam e posicionar-se para um crescimento futuro”.

As tecnologias inteligentes mais utilizadas

As tecnologias inteligentes são essenciais para se poder obter o máximo dos dados e o estudo conclui que, nos últimos três anos, os participantes priorizaram os investimentos em Inteligência Artificial (34%), Internet das Coisas (33%), analíticas ou análises preditivas (27%), Chatbots (21%) e Machine Learning (19%), Robotic Process Automation (14%), Blockchain (12%), realidade aumentada ou realidade virtual (8%) e drones (7%).

Para aprofundar as conclusões deste estudo, leia: “Beyond the Crisis: How Interconnected Businesses Exhibit Leadership and Resiliency”.

Para mais informações, visite SAP News Center. Pode seguir a SAP no Twitter em @SAPNews.

* A amostra da pesquisa é de 3.000 executivos, em representação de dez sectores de atividade, uniformemente distribuídos pelos sectores automóvel, bancário, produtos de consumo, seguradoras, fabrico industrial, petróleo e gás, serviços profissionais, sector público, retalho e utilities.

 

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software e aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a funcionarem com o máximo de eficiência: 77% da receita das transações mundiais passa por um sistema da SAP. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para ganhos significativos de competitividade. Simplificando a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software como pretendido e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e dos serviços da SAP permite que empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a melhorar o funcionamento do mundo e a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.

# # #

Nota para editores:
Para visualizar e descarregar fotos e vídeos digitais de formato standard para divulgação, por favor visite www.sap.com/photos. Nesta plataforma, disponibiliza-se material de alta resolução para os meios de comunicação social. Para assistir a vídeos e histórias sobre os mais diversos tópicos, visite www.sap-tv.com. A partir deste site, poderá inserir vídeos nas suas páginas Web e partilhar vídeos por meio de links de e-mail ou assinar feeds RSS da SAP TV.