>

SAP lança iniciativa 5 & 5 by ’25 para apoiar empresas sociais e negócios sustentáveis

A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia o lançamento da 5 & 5 by ’25, uma iniciativa corporativa que tem como objetivo alocar 5% das despesas elegíveis* a empresas sociais e negócios sustentáveis até 2025. Com o estabelecimento desta meta, a SAP pretende inspirar as organizações de todo o mundo a comprar mais bens e serviços junto de fornecedores com este propósito e conseguir um impacto coletivo positivo nas sociedades onde operam.

Segundo o Banco Mundial, no último ano, o gasto mundial em compras foi de, pelo menos, 14 biliões (europeus) de dólares. Ao se direcionar uma pequena fração desse gasto para empresas sociais certificadas e fornecedores locais e sustentáveis, espera-se uma maior capacidade na mitigação e resolução de alguns dos problemas sociais e ambientais mais prementes em todo o planeta.

Com base em projetos-piloto, levados a cabo em mercados selecionados, a SAP estima que poderá encaminhar até 60 milhões de dólares dos seus gastos elegíveis por ano para empresas sociais e negócios sustentáveis, até 2025. Se as restantes empresas que se encontram cotadas no DAX (principal índice do mercado de ações alemão) se associarem a esta iniciativa, estima-se que este valor possa chegar aos 2,5 mil milhões de euros. E caso as empresas que fazem parte do Fortune 500 sejam sensibilizadas para a importância deste apoio, há um potencial de negócio a rondar os 25 mil milhões de dólares.

Adaire Fox-Martin, membro do Conselho de Administração da SAP, responsável pela área de Customer Success, e nomeada recentemente Global Buy Social Ambassador para Empresas Sociais no Reino Unido, anunciou a iniciativa 5 & 5 by ’25 no evento Procurement Reimagined da SAP, em Singapura. “Todas as empresas em todos os sectores necessitam de efetuar as mais variadas compras”, lembra Fox-Martin. “Todos necessitamos de jardineiros nos nossos escritórios, comidas e bebidas nas nossas cafetarias e artigos de escritório. Estes e muitos outros são produtos e serviços que podem ser fornecidos por empresas sociais e negócios sustentáveis. Assim, e já que estamos a gastar dinheiro, por que não despendê-lo com fornecedores que também geram um impacto social?”.

As empresas sociais e negócios sustentáveis são orientados, cultural e operacionalmente, a mudar o mundo. São similares às outras empresas comercialmente viáveis, mas com três diferenças cruciais: são fundadas e governadas com uma clara missão social ou ambiental; reinvestem a maior parte dos seus lucros na sua missão e; são maioritariamente controladas pelo interesse único da sua missão. Mais, estas empresas devem ser, pelo menos em 51%, pertença de um indivíduo ou conjunto de pessoas que fazem parte de um grupo demográfico tradicionalmente sub-representado ou desfavorecido, como são os negócios, cujos proprietários são mulheres ou pertencem a minorias étnicas, entre outros.

“Juntamente com os nossos clientes, parceiros e fornecedores de empresas sociais ou sustentáveis propomo-nos a expandir as compras de cariz social onde exista a infraestrutura para o efeito. Mas também temos intenção de estabelecer essas infraestruturas e criar essa capacidade onde ainda não exista”, acrescentou Fox-Martin. “Convidamos todo o nosso ecossistema a participar, juntando-se a nós neste compromisso. Assim como a ajudar na construção e desenvolvimento de um percurso que torne real esta ambição, de modo a encontrarmos um melhor modelo de crescimento para o Planeta”.

Para aprofundar mais sobre esta iniciativa, deixamos a sugestão de leitura do blogue “Social Procurement: Finding a Better Way to Grow”, de Adaire Fox-Martin.

* Os gastos elegíveis (em contraposição aos gastos totais) consideram somente os pedidos de bens e serviços de uma organização que possam ser satisfeitos por uma empresa social e negócio sustentável. Existem bens e serviços específicos, como alugueres, energia, mão de obra e alguns serviços profissionais, que frequentemente não são fornecidos por empresas desta natureza. As estimativas com base em avaliações dos próprios gastos da SAP sugerem que entre 10% e 30% dos gastos totais poderão considerar-se como gastos elegíveis, dependendo do país em questão.

Visite o SAP News Center. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

Sobre a 5 & 5 by ’25

A 5 & 5 by ’25 é uma iniciativa da SAP desenhada para encorajar as organizações de todos os sectores a alocar uma percentagem dos seus gastos elegíveis em fornecedores certificados como empresas sociais e negócios sustentáveis. Ao aderirem a esta iniciativa, as organizações concordam em formalizar a exploração do fornecimento ao nível social, incluindo parcerias com intermediários líderes, a adoção de políticas de fornecimento com impacto social, o consumo de bens e serviços de fornecedores com propósito e a expansão do seu compromisso com mais empresas sociais e negócios sustentáveis. A meta é, até 2025, atingir 5% dos gastos elegíveis anualmente para compras junto de entidades com este perfil; e, ao fazê-lo, ter um impacto significativo no combate às desigualdades sociais e demais imperativos de cariz ambiental. A 5 & 5 by ’25 faz parte do programa SAP One Billion Lives, focado em promover e disseminar a inclusão do empreendedorismo social na economia global. Para mais informações, visite 5 & 5 by ’25.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software e aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a funcionarem com o máximo de eficiência: 77% da receita das transações mundiais passa por um sistema da SAP. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para ganhos significativos de competitividade. Simplificando a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software como pretendido e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e dos serviços da SAP permite que empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a melhorar o funcionamento do mundo e a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.

# # #

Nota para editores:
Para visualizar e descarregar fotos e vídeos digitais de formato standard para divulgação, por favor visite www.sap.com/photos. Nesta plataforma, disponibiliza-se material de alta resolução para os meios de comunicação social. Para assistir a vídeos e histórias sobre os mais diversos tópicos, visite www.sap-tv.com. A partir deste site, poderá inserir vídeos nas suas páginas Web e partilhar vídeos por meio de links de e-mail ou assinar feeds RSS da SAP TV.