>

SAP lança SAP Customer Data Platform e garante maior proximidade entre empresas e clientes

A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia o lançamento mundial da SAP® Customer Data Platform, uma plataforma de dados do cliente (CDP) de última geração que visa permitir às organizações redefinir a experiência do cliente em qualquer interação, desde a comercialização e marketing até às vendas e serviços. O anúncio tem lugar no evento SAP Customer Experience LIVE, que decorre hoje via online.

À medida que a experiência do cliente passa a ser um aspeto diferenciador das marcas a nível mundial, muitas recorrem às CDPs para ajudar a potencializar experiências exclusivas e personalizadas, numa ampla utilização pelo marketing. Porém, frequentemente, esse estreito foco de marketing limita o verdadeiro potencial de uma CDP eficaz. A SAP Customer Data Platform foi pensada para ir além do marketing, ao adicionar um contexto enriquecido para experiências de comércio, vendas e serviços. Dessa forma, a SAP Customer Data Platform visa oferecer personalização, com base na respetiva capacidade de recolher e gerir os dados de clientes. Isso permitirá às organizações o conhecimento do cliente em cada ponto de contato, assim como a condução efetiva de conversas relevantes, criando uma fidelidade duradoura do cliente.

Conectar, respeitar, interpretar e personalizar os dados para atingir o sucesso

A SAP Customer Data Platform foi especificamente desenvolvida para resolver quatro questões chave, no que ao crescimento do alcance e eficácia das marcas diz respeito:

  • Conectar todas as fontes de dados na organização. Quando várias fontes armazenam individualmente os dados do cliente, o resultado é a proliferação de silos de dados e a fragmentação da visão do cliente. Com a SAP Customer Data Platform, os dados do cliente podem ser ingeridos e resolvidos a partir de todas as fontes que se encontram na organização, incluindo os dados primários de CRM; dados de segundas e terceiras partes e offline e; ainda fluxos de eventos e atividades, em conjunto com dados transacionais, comportamentais, de experiência e de back-office. Não sendo relevante a fonte, os dados são mantidos, com contexto, em cima dos dados operacionais, de modo a conectarem sistemas que exigem uma elevada confiança na qualidade dos dados. Como consequência, é possível garantir perfis de clientes ativos e unificados, atualizados em tempo real e no momento.
  • Respeitar os dados do cliente com uma estratégia holística de privacidade de dados. No panorama atual da privacidade de dados, as marcas precisam entender como, quando e onde os dados do cliente podem ser usados. Ao compreender o propósito principal do motivo pelo qual os dados são reunidos, a SAP Customer Data Platform pode ajudar a ativar uma estratégia de privacidade mais holística, incorporando os dados de entrada a um determinado perfil apenas se obtidos os consentimentos necessários. Desta forma, é melhorada a transparência nas práticas de recolha de dados e os motivos pelos quais os mesmos são processados, ajudando a reforçar o compromisso da marca com a privacidade de dados dos seus clientes.
  • Interpretar grandes volumes de dados. A SAP Customer Data Platform oferece uma poderosa segmentação e indicadores de atividade calculados em tempo real para conseguir verdadeiramente conhecer as preferências e comportamento do cliente. Fornece uma base de dados para a construção de públicos-alvo e a ativação necessária para proporcionar interações relevantes, personalizadas e em qualquer canal. Centralizar esta gestão de audiências ajuda as marcas a oferecer experiências consistentes no que se refere a soluções de marketing, personalização, comércio, serviços e vendas, o que é essencial para uma estratégia cuja prioridade é o cliente.
  • Interações hiperpersonalizadas com base numa visão abrangente do cliente. A SAP Customer Data Platform ajuda a unificar grandes quantidades de dados operacionais de back-office com dados de front-office e de experiência. Com este método, é possível desenvolver soluções de relacionamento transversais a toda a organização, com perceções sobre o cliente em tempo real, baseadas na permissão do cliente, conduzindo a interações relevantes no momento certo, através do canal preferido e sempre sob os termos do cliente.

“Não existem dois clientes iguais e nenhum cliente é perfeitamente previsível”, refere Trond Anderson, Chefe de Estratégia e Arquitetura de TI da Elkjøp Nordic AS, um dos maiores retalhistas de produtos eletrónicos de consumo nos países nórdicos. “Com a SAP Customer Data Platform podemos criar uma visão contextualizada do cliente e combiná-la com um perfil unificado, para melhor antecipar os seus desejos e necessidades conforme este os expresse. Isso aumenta a eficácia do nosso envolvimento por via de uma gestão de dados em tempo real, enquanto garantimos o cabal cumprimento e respeito das regras estabelecidas para o tratamento de dados”.

Construir uma base sólida

A SAP Customer Data Platform é construída com base nas soluções SAP Customer Data Cloud, que se baseiam na tecnologia Gigya. As soluções SAP Customer Identity and Access Management e SAP Enterprise Consent and Preference Management são utilizadas para ajudar a garantir um perfil digital seguro e em conformidade. A SAP Customer Data Platform funciona como um elemento de ligação do perfil do cliente em tempo real, ao facultar uma base de perceção e conhecimento do cliente, para estabelecimento de conversas relevantes sempre que o cliente mostrar interesse em envolver-se com a marca.

“Não inventámos o CDP, mas a SAP Customer Data Platform alarga o conceito para um novo mundo de oportunidades”, afirma Bob Stutz, Presidente de SAP Customer Experience. “A SAP Customer Data Platform é um dos mais avançados CDPs de nível empresarial. Pode realmente fornecer experiências personalizadas que transformam utilizadores anónimos em clientes reconhecidos e leais, que utilizam os seus canais de interação preferidos, através da unificação de grandes quantidades de dados de front-office, back-office e de experiência como só a SAP consegue resolver”.

Visite o SAP News Center. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

 

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software e aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a funcionarem com o máximo de eficiência: 77% da receita das transações mundiais passa por um sistema da SAP. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para ganhos significativos de competitividade. Simplificando a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software como pretendido e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e dos serviços da SAP permite que empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a melhorar o funcionamento do mundo e a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.

# # #

Nota para editores:
Para visualizar e descarregar fotos e vídeos digitais de formato standard para divulgação, por favor visite www.sap.com/photos. Nesta plataforma, disponibiliza-se material de alta resolução para os meios de comunicação social. Para assistir a vídeos e histórias sobre os mais diversos tópicos, visite www.sap-tv.com. A partir deste site, poderá inserir vídeos nas suas páginas Web e partilhar vídeos por meio de links de e-mail ou assinar feeds RSS da SAP TV.