>

SAP e Boehringer Ingelheim criam protótipo de uma aplicação para rastrear artigos farmacêuticos falsificados

WALLDORF (Alemanha) – A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia a criação de uma aplicação inteligente destinada a localizar, rastrear e autenticar medicamentos prescritos nos Estados Unidos da América. Desenvolvida em parceria com a Boehringer Ingelheim, empresa líder mundial em pesquisa farmacêutica, esta aplicação inteligente permitirá que as autoridades policiais, potencialmente, detetem medicamentos da Boehringer Ingelheim, que sejam ilícitos, falsificados ou não aprovados, que entrem nos EUA contrabandeados ou vendidos ilegalmente.

A aplicação inteligente permitirá que as autoridades policiais, através do código de barras 2D nos medicamentos Boehringer Ingelheim, os autentifiquem antes de chegarem aos pacientes.

“Esta aplicação inteligente utiliza a solução de blockchain, escalável e segura, da SAP, com o objetivo dos fabricantes melhorarem drasticamente a cadeia de abastecimento farmacêutico, de ponta a ponta”, assegura Matt Laukaitis, General Manager Mundial da SAP para as Indústrias do Consumidor. “Como esta solução demonstra, a experiência verticalizada por indústria é um fator crítico de sucesso para o desenvolvimento de inovações que protejam os pacientes e que garantam o acesso a medicamentos autênticos, que melhorem a vida daqueles a quem se dirigem.

Aprovada em 2013, a lei norte-americana de Segurança da Cadeia de Fornecimento de Medicamentos (DSCSA) visa aumentar a capacidade da FDA (US Food and Drug Administration) para proteger os pacientes locais, com o desenvolvimento de um sistema digital conectado que rastreie os medicamentos prescritos em todo o país e identifique os medicamentos contrafeitos, roubados ou contaminados antes de chegarem às mãos dos consumidores.

A aplicação inteligente da SAP é um passo importante para tornar esta visão da DSCSA uma realidade, sendo também vital para proteção das comunidades e da segurança dos pacientes. Quando os medicamentos contrafeitos entram na cadeia de abastecimento, os doentes vulneráveis e as populações marginalizadas, com acesso limitado a medicamentos seguros, autênticos e acessíveis, são aqueles que sentem um impacto mais negativo na sua qualidade de vida.

“A segurança dos doentes é a nossa principal prioridade e os medicamentos não verificados, especialmente em plena pandemia, representam uma ameaça significativa para a segurança dos pacientes e daqueles que prestam cuidados de saúde”, refere Aaron Graham, Diretor Executivo de Brand Safety & Security, Boehringer Ingelheim. “A solução baseada em blockchain da SAP proporciona à nossa equipa a defesa contra medicamentos ilícitos e inseguros que podem chegar às mãos de quem mais precisa de medicamentos”.

Esta tecnologia baseia-se nos esforços já desenvolvidos pela SAP para eliminar produtos contrafeitos, com a SAP Information Collaboration Hub for Life Sciences, uma ferramenta de tecnologia blockchain que permite aos utilizadores autenticar as embalagens farmacêuticas, à medida estas que se movimentam entre fabricantes, distribuidores, hospitais e farmácias.

 

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software de aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a administrarem o seu negócio da melhor maneira possível: os clientes da SAP induzem 87% da atividade comercial mundial. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software, da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a que o mundo funcione melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.