>

SAP lança nova solução para acelerar a Economia Circular

LISBOA – A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia a disponibilização do SAP Responsible Design and Production, uma solução que permite projetar produtos de forma sustentável e fazer a transição para a economia circular. Esta é a mais recente oferta de um crescente portfólio de aplicações de software específicas para a sustentabilidade, que ajudam as empresas a aumentar as suas capacidades de medição e gestão de dados.

À medida que são introduzidas normativas de sustentabilidade para as empresas, como os impostos sobre o plástico, a solução SAP Responsible Design and Production permite às marcas acelerar a sua transição para as práticas empresariais da Economia Circular. A nova solução ajuda as empresas a obter uma melhor visibilidade dos fluxos de materiais ao longo dos processos, incluindo o seguimento e o cumprimento de regulamentos em constante atualização, especialmente os relativos às embalagens dos produtos e plásticos. Com o desenvolvimento, cada vez maior, de produtos sustentáveis pelas empresas, a gestão de materiais e dos dados normativos assume-se como um dos desafios mais complexos na indústria de consumo atual.

“A economia circular baseia-se em três princípios incitados pelo seu desenho: eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais e; regenerar a natureza”, explica Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur. “As soluções digitais desempenham um papel fundamental na transição para uma Economia Circular. Permitem às empresas integrar práticas circulares em todas as suas operações, desde a conceção de produtos que reduzem os resíduos desde início, até ao seguimento do ciclo de vida dos materiais que utilizam”.

Com a nova solução da SAP, as empresas podem incorporar princípios de circularidade nos processos de negócio que são fundamentais à sua operação, de forma a eliminarem o desperdício e voltarem a criar valor, através do desenho de produtos que sejam sustentáveis desde a sua origem. Por exemplo, um gestor de uma marca de champô possui uma perspectiva macro sobre o ciclo de vida completo do produto, que inclui as suas obrigações de responsabilidade alargada de produtor (EPR) e os impostos sobre o plástico dos diferentes mercados. Esta visibilidade ajuda o gestor da marca a realizar alterações ao desenho, para redução dos resíduos e para tomar decisões fundamentadas quanto à redução dos custos dos sistemas de reutilização e reciclagem a jusante.

“Em cada ano, usamos quase o dobro dos recursos que o planeta pode regenerar”, refere Scott Russell, membro da Comissão Executiva da SAP SE e responsável de Customer Success. “As empresas podem desempenhar um papel crucial na manutenção do valor dos nossos sistemas durante mais tempo, através de um design de produto inteligente e responsável, que reutilize os recursos ao invés de os eliminar. Existe uma complexidade inerente na conceção de produtos que eliminam o desperdício e utilizam materiais responsáveis, mas a solução SAP Responsible Design and Production aborda-a e oferece a solução ideal aos nossos clientes, ajudando-os a disponibilizar produtos circulares e a alcançar uma economia regenerativa”.

O SAP Responsible Design and Production, uma solução nativa em Cloud, codesenvolvida com a Accenture e baseada na SAP Business Technology Platform, fornece inteligência personalizada que permite às empresas acompanhar os regulamentos de EPR e os impostos sobre o plástico, bem como incorporar princípios de circularidade nos principais processos de negócio e otimizar a criação para um negócio sustentável. Saiba mais através do blog Helping Business Thrive in a Circular Economy.

A SAP é um exemplo em práticas empresariais de sustentabilidade há mais de uma década. Além de ter sido nomeada líder da indústria de software nos Índices de Sustentabilidade do Dow Jones (DJSI) durante 14 anos consecutivos, o Relatório Integrado da SAP e a sua adesão à Valor Balancing Alliance ilustram o compromisso da empresa para integrar o desempenho económico, ambiental e social na tomada das suas decisões de negócio.

Para saber mais, acompanhe a SAP na COP26 e as Soluções SAP para a Sustentabilidade. Visite, também, o SAP News Center e siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Enquanto líder no mercado de software de aplicações para empresas, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e sector de atividade, a administrarem o seu negócio da melhor maneira possível: os clientes da SAP geram 87% do total do comércio mundial. As nossas tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada tornam as organizações dos nossos clientes em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do respetivo negócio, para além de fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software, da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. O conjunto integral das aplicações e serviços da SAP permite que as empresas e organizações públicas de mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem com rentabilidade e se diferenciem no mercado. Sustentada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda a que o mundo funcione melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações, visite www.sap.com.