>

Santander CIB e SAP unem esforços para acelerar a digitalização dos serviços de Global Transaction Banking

  • Ao abrigo deste acordo, as duas empresas irão trabalhar em soluções inovadoras para melhoria da conectividade entre clientes e bancos; para proporcionar aos clientes ferramentas financeiras que os ajudem a lidar com as perturbações das cadeias de abastecimento e; para acelerar a descarbonização das suas atividades industriais.
  • Os clientes, em todo o mundo, do Santander CIB beneficiarão da integração de soluções “Invisible Banking” de vanguarda que visam apoiá-los na sua transformação digital.
  • O Santander CIB é o primeiro banco da União Europeia a tornar-se membro da SAP Multi-Bank Connectivity, para melhoria da agilidade e da eficiência dos processos digitais dos seus clientes.

LISBOA O Santander Corporate and Investment Banking (Santander CIB) e a SAP Espanha assinaram um acordo com o objetivo de promover a digitalização dos serviços de Global Transaction Banking (GTB), com soluções inovadoras de banca invisível para melhorar a conectividade entre clientes e bancos, bem como o desenho de ferramentas financeiras que ajudem os clientes, em todo o mundo, a enfrentar as perturbações que se verificam nas cadeias de abastecimento e a acelerar a descarbonização das suas atividades industriais. Com isto, o banco reforçará a oferta de melhores serviços no apoio à transformação digital dos seus clientes.

O acordo simplificará a forma como o Santander CIB opera com os seus clientes, ao tirar partido das capacidades e conhecimentos únicos que a SAP pode oferecer, com múltiplos benefícios para os clientes: desde uma conectividade mais ágil, aos serviços de valor acrescentado relacionados com o risco de contrapartidas ou gestão analítica de supply chain finance, entre outros.

Como primeiro passo, o Santander CIB consegue otimizar a sua conectividade ao tornar-se no primeiro banco da União Europeia a aderir à SAP Multi-Bank Connectivity (MBC). A SAP MBC traz mais eficiência ao processo de incorporação de novos clientes nos sistemas Santander CIB, com uma integração segura, rápida e simples. Isto melhorará a experiência geral do cliente, ao reduzir os custos e os tempos de implementação na obtenção de uma experiência de conectividade nativa.

Esta parceria estratégica permitirá ao Santander CIB avançar com a disponibilização de soluções de Invisible Banking junto dos seus clientes, ao integrar os serviços do Santander nas soluções de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP) das empresas, com o objetivo de transformar as interações cliente-banco em toda a gama de produtos de GTB.

Jose Luis Calderon, Diretor de Global Transaction Banking (GTB) do Santander CIB, explica: “Esta parceria é um passo em frente na digitalização das soluções que oferecemos aos nossos clientes, com um forte enfoque na conectividade, na gestão da cadeia de abastecimento e na transição energética. Já temos um grande portefólio de soluções bancárias transacionais na Europa, América e Ásia, que ajudam os nossos clientes a lidar com a complexidade de gerir um negócio à escala mundial. Esta proposta de valor é o resultado de um conhecimento comum quanto às necessidades e desafios diários que se levantam aos nossos clientes, em conjunto com a tecnologia mais avançada que a SAP oferece e a nossa vasta e ampla oferta de produtos”.

João Paulo Silva, Vice-Presidente Sénior e Diretor Geral da SAP para o Sul da Europa e África Francófona, refere: “Este acordo, que une a tecnologia SAP e os produtos e serviços do Santander, é um exemplo de co-inovação e demonstra a importância que as duas empresas atribuem à melhoria da eficiência operacional e da experiência do cliente. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que esta parceria terá nos nossos clientes”.

###

Sobre o Banco Santander

O Banco Santander (SAN SM, STD US, BNC LN) é um banco comercial líder, fundado em 1857 e sediado em Espanha. Tem uma presença significativa em 10 mercados principais na Europa, América do Norte e América do Sul, e é um dos maiores bancos do mundo por capitalização de mercado. O objetivo do Santander é ser o melhor serviço financeiro aberto, que presta serviços a particulares, PME, empresas, instituições financeiras e governos. O objetivo do banco é ajudar as pessoas e as empresas a prosperar de uma forma simples, pessoal e justa. O Santander está a construir um banco mais responsável e assumiu compromissos para apoiar este objetivo, incluindo a captação de mais de 120.000 milhões de euros em financiamento verde entre 2019 e 2025, bem como a capacitação financeira de mais de 10 milhões de pessoas no mesmo período. No final do primeiro trimestre de 2022, o Banco Santander contava com 1,2 mil milhões de euros em fundos totais, 155 milhões de clientes, dos quais 26 milhões são de longo prazo e 49 milhões são digitais, com 9.900 escritórios e 198 mil colaboradores.

Sobre o Santander CIB

O Santander Corporate & Investment Banking (Santander CIB) é a divisão global do Santander que apoia clientes corporativos e institucionais, com uma oferta de serviços à medida e produtos grossistas de valor acrescentado adequados à sua complexidade e sofisticação, bem como aos padrões de uma banca responsável que contribuem para o progresso da sociedade.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar como uma empresa inteligente. Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP geram 87% do comércio mundial total. A nossa aprendizagem automática, a Internet das Coisas (IoT) e as tecnologias avançadas de análise tornam as organizações dos nossos clientes “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como fomentar a colaboração e contribuir para a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do nosso software da mesma forma que o pretendido e sem qualquer interrupção. O conjunto abrangente de aplicações e serviços da SAP permite que empresas e organizações públicas em mais de 25 sectores de atividade se adaptem continuamente, operem de forma rentável e se diferenciam no mercado. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a trabalhar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informações, visite www.sap.com.