>

SAP e Microsoft colaboram em ofertas de IA generativa para colmatarem a lacuna de talento nas empresas

Lisboa – A SAP SE (NYSE: SAP) anuncia um novo avanço na parceria de longa data com a Microsoft, ao utilizar a mais recente inovação de Inteligência Artificial (IA) generativa para as empresas, com o objetivo de ajudar na resolução de um dos desafios empresariais mais importantes de hoje.

  • A integração das soluções SAP SuccessFactors e do Microsoft 365 Copilot, juntamente com o Copilot no Viva Learning, trarão o poder da Inteligência Artificial para os gestores de pessoas, ajudando-os a recrutar e a desenvolver as suas equipas

As duas empresas revelam uma estreita colaboração na integração das soluções SAP SuccessFactors com o Microsoft 365 Copilot e Copilot no Viva Learning, assim como com o serviço Azure OpenAI da Microsoft, possibilitando o acesso a poderosos modelos de linguagem, destinados a analisar e a gerar linguagem natural. Estas integrações permitirão novas experiências, que são desenhadas para melhorar a forma como as empresas no mercado atraem, retêm e capacitam os profissionais que integram os seus quadros.

“Durante anos, a Microsoft e a SAP trabalharam em conjunto para ajudar a impulsionar as jornadas de transformação dos seus clientes”, lembra Christian Klein, CEO e membro do Conselho Executivo da SAP SE. “A SAP há muito tempo que incorpora a IA nas suas soluções, pelo que estamos muito entusiasmados com as oportunidades que a IA generativa amplia para a nossa indústria e clientes. Este anúncio é um exemplo da forma como estamos a trazer o poder da IA generativa para os negócios, com base em 50 anos de inovação para as empresas de todo o planeta”.

“Temos uma oportunidade incrível de fornecer a IA da próxima geração, que desbloqueará o aumento da produtividade de cada indivíduo, organização e indústria, incluindo a função de recursos humanos”, explica Satya Nadella, Presidente e CEO da Microsoft. “Estamos a desenvolver a nossa parceria de longa data na Cloud com a SAP e a reunir a força do Microsoft 365 Copilot com as soluções SAP SuccessFactors, para transformar a forma como as organizações atraem e promovem aquele que é o seu recurso mais importante, as pessoas”.

Enfrentar o desafio das competências – um dos problemas empresariais mais difíceis da atualidade

Atualmente, à escala mundial, as empresas enfrentam um desafio complexo, à medida que administram o fosso entre as competências que possuem na sua força de trabalho e as competências que necessitam para o futuro. Colmatar esta lacuna significa otimizar a forma como recrutam e contratam novos talentos no mercado competitivo em que nos encontramos e, ainda, como oferecer programas de formação e desenvolvimento que ajudem os colaboradores a evoluir.

Hoje, as funções exigem muito trabalho manual, repetitivo, com resultados nem sempre adequados. As empresas estão constantemente a redefinir processos, em cada vez que criam uma posição, não só ao atualizarem os requisitos de base num cenário de competências em rápida mudança, como também ao assegurarem-se que as descrições dos cargos são competitivas no mercado ou que as perguntas desenvolvidas para a entrevista são as mais adequadas para a descoberta do potencial de cada candidato.

Outra preocupação passa por circunscrever a lacuna entre as aspirações de carreira de cada profissional e as oportunidades de cross-skilling e upskilling oferecidas pela organização. Com este anúncio, a Microsoft e a SAP colaborarão no sentido de permitir que os clientes SAP beneficiem do poder da IA generativa para atrair os candidatos mais qualificados para funções-chave e para gerar perceções personalizadas que os mantenham envolvidos, uma vez integrados na estrutura.

Simplificação do Recrutamento e Formação do Colaborador

Fruto desta colaboração e da utilização da Azure OpenAI Service API pela SAP, a SAP e a Microsoft trabalharão em conjunto nas novas experiências que simplifiquem os processos de recrutamento e de desenvolvimento dos colaboradores, que incluem:

  • Recrutamento: a SAP aproveitará a Azure OpenAI Service API e os dados das soluções SAP SuccessFactors para criar descritivos de funções mais atraentes e altamente direcionados. Através de uma integração entre a solução SAP SuccessFactors Recruiting e o Microsoft 365, os gestores de recursos humanos poderão ajustar as descrições das funções por via do Copilot no Microsoft Word, com conteúdo adicional e deteção de eventual subjetividade ou parcialidade. As descrições finais das funções serão, posteriormente, publicadas nas soluções SAP SuccessFactors, para completar o fluxo de trabalho, sem que estes responsáveis tenham de abandonar a normal atividade de trabalho. A SAP também aproveitará a Azure OpenAI Service API para agilizar o papel dos entrevistadores, com sugestões de perguntas, no interior do Microsoft Teams, baseadas no currículo de cada candidato, na descrição da função e em trabalhos semelhantes.
  • Formação: A integração das soluções SAP SuccessFactors com o Microsoft Viva Learning permitirá aos profissionais usar o Copilot no Viva Learning na condução de perguntas ou pesquisas em linguagem natural, para criarem recomendações de formação personalizada, baseadas em dados e em cursos de aprendizagem nas soluções SAP SuccessFactors, que estejam alinhados com os objetivos de carreira e evolução do colaborador. À medida que os colaboradores terminam determinada formação, o portefólio SAP SuccessFactors é atualizado automaticamente, o que facilita às empresas uma visualização atualizada do cenário de competências no interior da organização. Esta melhoria é construída numa já integração robusta, com conteúdo, atribuição, permissões e sincronização de SSO, que se encontra disponível, e numa experiência de configuração automatizada ao nível de administradores, a disponibilizar para os clientes ainda este ano.

Uma Data Foundation enriquecida para uma IA efetiva

Dada a presença mundial da SAP, o vasto conjunto de dados da empresa acarreta um potencial de melhoria significativa ao nível das capacidades dos modelos de linguagem-larga (large-language em inglês) em todas as indústrias. Como tal, este anúncio é também um modelo quanto à forma como as ferramentas de IA podem trabalhar com vista a aumentar o poder dos dados e dos sistemas, em qualquer área.

Uma abordagem responsável à IA

A SAP AI cumpre os mais altos padrões do sector em IA responsável. É transparente, para que as organizações possam entender como ela faz deduções e propõe recomendações. Respeita a privacidade dos dados sensíveis e ajuda a evitar enviesamentos. Como uma das primeiras empresas a definir princípios orientadores para a utilização da IA no seu software, a SAP trabalha com os principais especialistas em ética, integrando o Painel Consultivo de Ética de IA, onde é avaliado as implicações da implementação da IA na empresa.

Para mais informações, visite o SAP News Center. Siga a SAP no Twitter em @SAPNews.

###

Sobre a SAP

Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP são responsáveis pela gestão de 87% do comércio mundial total. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com.