>

Carlos Lacerda é o novo responsável máximo da SAP Southern Europe

LISBOA – A SAP anuncia a nomeação de Carlos Lacerda para o cargo de General Manager das unidades de mercado da SAP Southern Europe, que agrega, para além de Portugal, Espanha, Grécia, Israel e Turquia.

Com mais de 30 anos de experiência profissional, num percurso principalmente ligado às Tecnologias de Informação e a organizações com um cariz altamente inovador, Carlos Lacerda terá como principal responsabilidade a liderança da estratégia de inovação e crescimento da SAP para o sul da Europa. Irá reportar a Manos Raptopoulos, Presidente da região da SAP para a Europa do Sul, Médio Oriente e África (EMEA South).

Carlos Lacerda, radicado em Lisboa, sucede a João Paulo da Silva, também gestor português, que – após uma carreira de grande destaque e de mais de 26 anos na SAP – decidiu seguir uma nova etapa fora da empresa, assumindo uma merecida pausa por alguns meses.

Para além de um profundo conhecimento e reputação ao nível empresarial, esta é, para o novo responsável da SAP para a Europa do Sul, uma evolução natural no interior da organização face ao seu percurso recente. Até à presente data liderou, em simultâneo, as áreas de negócio de Cloud ERP e RISE with SAP para a SAP EMEA South, além de ser membro da equipa executiva e de liderança desta mesma região.

Nas palavras de Carlos Lacerda, ”este é um desafio extraordinário; continuar o trabalho incrível construído pelo João Paulo da Silva na SAP Southern Europe nos últimos anos. Esta região é um foco de inovação e sei que tenho comigo uma equipa com uma experiência e conhecimento que me deixam convicto da consecução dos objetivos a que nos propomos. O desenvolvimento de uma estratégia centrada na Cloud ou de soluções onde a Inteligência Artificial assume um papel relevante, junto da constante atenção às necessidades dos nossos clientes e parceiros de negócio, são alguns dos motes pelos quais vamos continuar a pugnar. E tudo isto, com a garantia SAP para entregar as respostas adequadas, que promoverão o crescimento sustentado das economias que acompanhamos”.

”A nomeação de Carlos como o novo responsável máximo para os países do sul da Europa garante uma excelente transição para os nossos clientes, parceiros e colaboradores”, comentou Manos Raptopoulos, Presidente da SAP EMEA South. “Traz consigo um extenso histórico de entrega de sucesso para os nossos clientes, ao ter sempre criado e desenvolvido parcerias significativas ou ao ter promovido equipas de elevado desempenho, com o intuito de diversidade e inclusão. Estou muito entusiasmado pela continuidade da nossa parceria e pelo impacto positivo que, indubitavelmente, trará aos nossos clientes, parceiros e colaboradores em todo o sul da Europa”.

Diretor Geral da SAP Portugal entre 2015 e 2017, foi posteriormente membro do Comité Executivo da Vinci Airports e CEO da ANA, Aeroportos Portugueses. Regressou à SAP em 2018, para desempenhar funções de primeira linha ao nível regional na EMEA South. Antes de se juntar à SAP, desenvolveu uma carreira de 19 anos na Microsoft Portugal, EMEA e Ásia Pacífico, tendo também sido CEO da Farminveste, IPG.

Carlos Lacerda é licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, conta com pós-graduações em Gestão e Administração pelo ISCTE e pela Escola de Negócios AESE/IESE e, ainda, com uma pós-graduação em Marketing pela Kellog School of Management (Northwestern University, Chicago).

 ###

 Sobre a SAP

Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as empresas a tornarem-se inteligentes e sustentáveis. A SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios da melhor forma possível: os clientes SAP são responsáveis pela gestão de 87% do comércio total no mundo. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como o fomento da colaboração e da sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da mesma maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 25 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas.