>

SAP e Google Cloud potenciam Open Data Cloud com novas soluções de IA generativa para empresas

LISBOA A SAP SE (NYSE: SAP) e a Google Cloud anunciam a expansão da sua parceria, com vista a ajudar as empresas a relacionarem e usufruírem do poder dos dados e da IA generativa.

As empresas combinarão uma Open Data Cloud integrada pela utilização da solução SAP Datasphere com a Vertex AI, para lançarem novas soluções sectoriais alimentadas pela IA generativa, a começar no sector automóvel, e para introduzirem novas funcionalidades que ajudem os clientes a melhorar o seu desempenho ao nível da sustentabilidade.

Novas soluções específicas por sector de atividade e de sustentabilidade irão gerar um conhecimento que suportará a transformação da tomada de decisão nas empresas

As novas soluções baseiam-se numa parceria estratégica de longo prazo entre a SAP e a Google Cloud, que tem como mote auxiliar os clientes empresariais a acelerar as suas transformações digitais e a otimizar o valor oriundo dos dados críticos de negócio. A Google Cloud é um parceiro estratégico da solução RISE with SAP, com inúmeras empresas líderes como clientes conjuntos. Graças à integração da IA generativa no software da SAP e na Open Data Cloud da Google Cloud, as organizações podem implementar novas e poderosas soluções que usam informações provenientes do SAP Datasphere e praticamente de qualquer outra fonte de dados. Dessa feita, melhoram-se significativamente os insights de negócio, a análise e a tomada de decisão.

As integrações do Open Data Cloud entre o software SAP e a Google Cloud providenciarão uma fundação para o desenvolvimento de IA, que contribuirá para a entrega de novo valor para os clientes conjuntos, a começar por aqueles que se centram no sector automóvel e de sustentabilidade:

  • Melhorar a conectividade e as experiências de cliente na indústria automóvel: a SAP e a Google Cloud vão lançar novas soluções que utilizam os modelos de IA generativa da Google Cloud através da Vertex AI e dos dados do Catena-X, o ecossistema de open data apoiado pelo software SAP para a indústria automóvel. Com o Catena-X, as empresas do sector automóvel podem trocar dados em segurança acerca de todas as suas cadeias de valor, para aumentarem o desempenho operacional, melhorarem a experiência de cliente e acelerarem a inovação. Com esta nova solução, os clientes de automóveis podem combinar conjuntos de dados da Catena-X com dados de software da SAP para construírem e treinarem modelos de IA generativa que otimizam o seu trabalho com fabricantes, fornecedores e clientes finais. Por exemplo, ao permitir uma partilha de dados mais eficaz, a IA generativa pode ajudar a identificar e mitigar potenciais problemas nos veículos antes de causarem recolhas de veículos, assim como a melhorar a segurança através de um maior conhecimento sobre condições perigosas nas estradas e no tráfego, para além de aumentar a qualidade do produto, com melhor capacidade de previsão de defeitos de fabrico.
  • Aumentar a sustentabilidade empresarial: os clientes da SAP e da Google Cloud podem utilizar a Vertex AI em conjunto com o SAP Datasphere para criarem soluções de IA generativas que aceleram os programas de sustentabilidade das empresas. A nova funcionalidade, baseada em IA e disponível em breve para os clientes SAP na Google Cloud, ajudará as organizações a combinar dados de negócio de missão crítica no SAP Datasphere e na solução SAP Sustainability Control Tower com os conjuntos de dados ESG de terceiros e os poderosos modelos de IA generativa da Google Cloud. Como resultado, as empresas terão a oportunidade de criar relatórios de sustentabilidade mais personalizados, de automatizar alertas de sustentabilidade alimentados por IA em toda a cadeia de abastecimento e de melhorar a tomada de decisão através de análises aprofundadas quanto ao impacto ambiental e benefícios financeiros, por exemplo.

“A nossa parceria com a Google Cloud encontra-se em plena aceleração, no sentido de incorporarmos a IA generativa. Para isso, utilizamos a nossa ampla e conjunta Cloud de dados para transformar a tomada de decisão nas empresas e melhoria da produtividade, aproveitando o potencial do SAP Datasphere construído na SAP Business Technology Platform”, explica Juergen Mueller, Chief Technology Officer e membro do Comissão Executiva da SAP SE. “Com as ofertas SAP Business AI, construímos sistemas de inteligência com três princípios fundamentais: são relevantes, confiáveis e responsáveis. Os clientes não só beneficiarão da IA já incorporada em todas as nossas soluções de negócio, mas também de uma base de dados unificada e aberta e de funcionalidades adicionais de IA da Google Cloud”.

“A Google Cloud e a SAP fornecerão aos clientes conjuntos recursos de IA generativa que têm um impacto tangível no trabalho diário e criam valor no mundo real para os seus negócios”, assegura Kevin Ichhpurani, Vice-Presidente Corporativo de Global Partner Ecosystem & Channels, da Google Cloud. “Através da nossa parceria de Open Data e IA com a SAP, aplicaremos a IA generativa de modo a permitir que os clientes obtenham significativamente mais valor das informações armazenadas nos sistemas SAP e conjuntos de dados de terceiros, ajudando as empresas a operar com mais segurança e de forma mais sustentável”.

Como parte desta parceria alargada, que inclui um novo e crescente portefólio de soluções de IA generativa, a SAP e a Google Cloud visam criar experiências de IA responsáveis, ao fornecerem soluções de IA generativas para empresas, com os mais altos níveis de preocupação com a segurança, privacidade, conformidade e ética. Ao longo dos anos, os clientes têm confiado na SAP e na Google Cloud para criarem e executarem soluções poderosas e confiáveis, que incluem a IA que alcança os seus dados e sistemas mais cruciais.

 

Sobre a Google Cloud

A Google Cloud acelera a capacidade de cada organização de transformar digitalmente o seu negócio e indústria. Fornece soluções de nível empresarial que tiram partido da tecnologia de ponta da Google e de ferramentas que ajudam os programadores a construir de forma mais sustentável. Com clientes em mais de 200 países e territórios, estes recorrem à Google Cloud como o seu parceiro de confiança, que permite o crescimento e resolve os seus problemas empresariais mais críticos.

 

Sobre a SAP

A estratégia da SAP visa ajudar qualquer empresa a funcionar de forma inteligente e sustentável. Como líder no mercado de software de aplicações empresariais, a SAP ajuda as organizações, de qualquer dimensão e indústria, a gerir os seus negócios na sua melhor forma: os clientes SAP são responsáveis pela criação de 87% da totalidade do comércio mundial. As tecnologias de machine learning, Internet das Coisas (IoT) e de analítica avançada da SAP transformam as organizações e negócios em “empresas inteligentes”. Apoiando as empresas e os seus profissionais, a SAP permite um conhecimento aprofundado do seu negócio, bem como promove a colaboração e a sua vantagem competitiva. Ao simplificar a tecnologia para as empresas, a SAP facilita a utilização do seu software da maneira que é pretendida e sem qualquer interrupção. As aplicações e os serviços da SAP permitem que as empresas, privadas e públicas, de 26 sectores de atividade do mundo inteiro se adaptem continuamente e beneficiem de uma operação rentável. Apoiada por uma rede mundial de clientes, parceiros, colaboradores e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas. Para mais informação, visite www.sap.com.