>

Por: SAP Brasil

O setor de bens de consumo também acompanha o crescimento de mercado que o varejo tem impulsionado e novas tecnologias estão contribuindo para uma evolução

Tecnologias disruptivas podem ajudar na transformação do setor de bens de consumo e tais mudanças podem ser estimuladas pelo comportamento do consumidor, que está cada vez mais ligado digitalmente com as marcas que, por sua vez, tentam atender de maneira mais personalizada às suas demandas.

As empresas do setor que queiram se abrir para o crescimento, precisam estar de olho nas tendências para 2020:

Visibilidade e vendas Omnichannel: as compras online são uma tendência entre os consumidores, mas muitos também gostam de saber que podem contar com o apoio de lojas físicas caso precisem de algum suporte ou queiram conhecer melhor o produto antes de efetivar a compra. A comodidade das compras online e o aprimoramento na qualidade de atendimento offline pode proporcionar mais crescimento para as organizações do setor. Incorporar a entrega de bens de consumo aos serviços pode ser vantajoso para as empresas que querem atrair mais clientes e ampliar o lucro.

Mudanças no comportamento de consumo e vendas locais: as preocupações do consumidor com questões ambientais e de saúde tem exigido que as empresas do setor de bens de consumo invistam na fabricação local de seus produtos. Além disso, questões econômicas e guerras comerciais estimulam tal ação, como a diminuição no número de importações. Essa pode ser uma vantagem comercial se os empresários do setor focarem na relação que mantém com o consumidor, pensando que este quer estar mais próximo do trabalho das empresas que consome, conhecendo seus processos e sentindo-se confiante e seguro com relação ao seu trabalho. É uma oportunidade de interagir com a comunidade de maneira estratégica.

– 5G trará transformações para o setor: a ascensão da Internet das Coisas pode estar ainda mais no cotidiano das pessoas com a chegada da tecnologia 5G, que pode proporcionar ao consumidor acesso a mais dados com respostas virtuais mais rápidas. Eles terão mais informações sobre os varejistas, sobre seus produtos e poderão tomar decisões de consumo com base em informações mais completas. O 5G também possibilitará que embalagens de produtos sejam inteligentes, carregando dados que garantam melhores condições para o transporte e armazenamento de produtos.

Soluções para personalizar a experiência do consumidor: a implementação de ferramentas que auxiliam na gestão da experiência e das operações no setor de bens de consumo são fundamentais para acompanhar as tendências de mercado. Isso significa que adotar plataformas que ajudem a criar valor, a posicionar sua empresa no mercado e que permita reduzir custos de serviços melhorando a experiência pode garantir que você conquiste a confiança do seu cliente e que seus produtos sejam lembrados na hora dele fazer uma escolha.

As tecnologias do futuro já estão fazendo a diferença em diversos setores. Para o de bens de consumo, elas estão focadas em melhorar a experiência aprimorando o atendimento e acelerando a velocidade de entregas ao consumidor, tornando as transações mais confiáveis e seguras.

Para conhecer todas as soluções da SAP para o setor de bens de consumo e as tendências que serão sucesso em 2020 acompanhe as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.