Como utilizar as novas tecnologias para otimizar o agronegócio

Por: SAP Brasil

As expectativas de crescimento para o agronegócio podem ser impulsionadas pela tecnologia. Novas soluções têm sido desenvolvidas para aprimorar os processos

No ano passado, as perspectivas de crescimento do setor do agronegócio já eram positivas, para 2020 o que se espera é uma alta de 2,3% no PIB do setor. Ajudando a impulsionar o Produto Interno Bruto Nacional. E investimentos na área não faltam para que os processos sejam modernizados e aprimorados, o que pode levar mais produtividade ao trabalho no campo.

A tecnologia também está entre os principais aliados no desenvolvimento do agronegócio e promete otimizar o trabalho no setor com novas tendências:

Tecnologia agrícola: o uso de drones, robôs e sensores como ferramentas para o desenvolvimento do trabalho no setor agrícola se tornarão indispensáveis à medida que novas gerações passam a tomar conta desse mercado e que o consumidor fica mais exigente. O uso de robôs pode ajudar no monitoramento por satélite, enviando dados coletados a partir de sensores que ajudam a identificar as necessidades de cada colheita. Isso também contribui com a redução do custo de mão de obra e para o aumento da produtividade no campo.

As tecnologias para a gestão do trabalho no agronegócio são uma grande vantagem para as empresas que desejam prosperar. Elas auxiliam na criação de uma cadeia de suprimentos transparente e sustentável.

O uso de maquinário moderno para a colheita e separação de grãos e outros produtos já é utilizado no campo e pode ficar ainda melhor com a integração dessas máquinas a sistemas de monitoramento, capazes de analisar condições climáticas e tempo de trabalho.

Muitas fazendas já possuem sistemas que medem a temperatura das áreas onde animais ficam confinados, controlando a climatização do ambiente sempre que necessário.  Além disso, sistemas liberam automaticamente o alimento para os animais e na quantidade adequada.

Vacinas para animais: a preocupação com a proliferação de doenças entre os animais, como a febre aftosa, tem suscitado a necessidade de desenvolver vacinas para proteger o gado, por exemplo. Essa é uma tendência que pode aumentar nos próximos anos com o desenvolvimento científico, estimulando a criação de bancos de vacinas que viabilizam o acesso das empresas do setor às doses para seus animais. Assegurando, também, a qualidade de vida deles e dos consumidores.

– Aproximação com o consumidor: as exigências do consumidor por transparência e a necessidade de conhecer todos os processos realizados pelas marcas que consomem também chegou à agricultura. Investir nas mídias digitais facilita o processo de aproximação com o público, transmitindo informação útil sobre seu trabalho e mostrando que você ouve e está disposto a atender as demandas do consumidor.

– Uso de água: uma questão para o mundo, a busca por soluções que ajudem a economizar água é pauta urgente. No setor agrícola ela poderá ser otimizada com a implementação de soluções e sistemas que ajudem a reutilizá-la em novos processos.

O uso das tecnologias para a otimização do trabalho no campo também passa pelo sistema mobile, que permite o acesso em tempo real às informações do dia. Em 2020, ela pode impulsionar também o trabalho de pequenos produtores, permitindo que eles tenham mais produtividade e alcance.

Tudo o que você precisa saber sobre tecnologias para a gestão do trabalho na agricultura pode encontrar nos canais de comunicação da SAP. Acompanhe: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.