O que esperar para o setor de varejo em 2020

Por: SAP Brasil

Contribuindo para uma melhora econômica, o setor de varejo pode viver mudanças positivas nos próximos anos. Algumas tendências já estão provocando mudanças na área

Mesmo num período econômico preocupante, o setor varejista conseguiu manter as perspectivas e durante o ano mostrou sinais positivos de crescimento. Em julho, o IBGE mostrou que as vendas no varejo cresceram 1%, o melhor desempenho em seis anos.

Em informações divulgadas recentemente pela XP, as ações do setor tiveram alta acumulada de 33% em 2019. E o IBGE informou que as vendas subiram pelo sexto mês consecutivo em outubro. A expectativa de retomada econômica do país paira sobre o setor de varejo.

Para manter os índices altos, os varejistas precisam se adaptar para sobreviver em períodos de baixa lucratividade, como pós datas comemorativas, e algumas mudanças graduais são essenciais nesse processo, que necessita de estratégias bem estabelecidas e da implementação de soluções que contribuam para uma gestão mais inteligente dos negócios:

– O online não é o queridinho na hora da compra, mas é importante ser multicanal

Apesar de sua rápida evolução, o comércio online não está entre os meios de compra favoritos do consumidor. Lojas online estão expandindo sua atuação abrindo lojas físicas, como a Amazon, que percebeu que seus clientes também gostam de visitar as lojas e fazer suas descobertas de produtos. Ainda assim, as pesquisas online sobre os produtos continuam sendo realizadas. Em muitos casos, o consumidor faz uma busca nas plataformas digitais para então ir até a loja.

Também já não se pode diferenciar o atendimento online do offline, o cliente busca viver a mesma experiência ainda que os canais para compra sejam diferentes.

– Assinaturas mensais continuam

A oferta de produtos recorrentes por assinatura é uma tendência de consumo para o comércio eletrônico. Produtos de mídia estão inclusos nesse tópico e a variedade de produtos selecionados nesse tipo de compra é um dos principais atrativos para assinatura de serviços desse tipo.

– Consolidação de marcas próprias

A Revista Frozen & Refrigerated Buyer Magazine mostrou que a participação de marcas próprias deve subir 25% nos próximos 10 anos, uma consequência dos hábitos de compra dos Millennials.

– Inteligência Artificial para otimizar processos

Para tornar sua cadeia de suprimentos mais eficiente, aprimorando processos de trabalho e atendimento, o setor de varejo intensificará o uso da Inteligência Artificial, que tende a ser um recurso cada vez mais necessário para o setor. Softwares para a gestão do trabalho na área serão essenciais para ajudar a gerir mercadorias, marketing, finanças e a experiência do cliente.

– Assistentes pessoais e de voz

A pesquisa por voz e o uso de assistentes pessoais tende a crescer a medida em que a rotina das pessoas fique mais corrida. Ter o recurso pode ajudar a otimizar seu tempo, já que o ser humano pode falar uma média de 150 palavras por minuto enquanto digita 40.

– Compras através de mídias sociais

As plataformas de mídias sociais estão trabalhando para que usuários possam escolher e comprar seus produtos sem sair delas. E os varejistas precisam estar atentos e presentes nesses espaços para não perder a oportunidade de encontrar mais clientes, realizando ofertas personalizadas com base em informações dessas plataformas. O Instagram já está testando um sistema de pagamento que funciona diretamente na rede social.

A experiência do cliente, pautas relacionadas à sustentabilidade e a sofisticação dos sistemas de gestão também englobam as tendências de varejo. O setor tem tudo em mão para crescer ainda mais e acompanhar as novidades e demandas do público é essencial para ganhar espaço no mercado, que pode se tornar mais competitivo com a diversificação de produtos e serviços.

Quer saber mais sobre as soluções que vão ajudar você a ficar por dentro das tendências de varejo? Acesse as redes sociais da SAP e confira: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.