>

Tendências tecnológicas que irão contribuir para a disrupção dos serviços bancários e financeiros em 2020

Artigo

Por: SAP Brasil

Em 2020, a tecnologia provocará ainda mais transformações, que prometem causar uma disrupção na maneira como os serviços bancários acontecem

As mudanças nas empresas tradicionais do setor bancário e financeiro demoraram para acontecer, mas as tecnologias digitais impulsionaram as transformações com a chegada das startups financeiras, que oferecem acesso rápido, fácil e seguro a serviços, cartões de crédito e contas correntes através de dispositivos móveis. Logo, os grandes bancos perceberam a oportunidade de ampliar sua atuação, adaptando suas soluções às necessidades dos clientes que dispensam idas às agências e querem resolver todas as suas questões através dos aplicativos.

Em 2020, a tecnologia provocará ainda mais transformações, que prometem causar uma disrupção na maneira como os serviços bancários acontecem:

– Inteligência Artificial: a IA pode oferecer vantagens comerciais para o setor financeiro, ao passo que seus recursos permitem aprimorar o atendimento ao cliente através de chatbots e robôs que assimilam informações e podem oferecer soluções rápidas para o cliente. Assim como o aprimoramento das soluções mobile e na segurança e prevenção de fraudes, contribuindo com análises de riscos mais precisas sobre todos os tipos de transações. É a Inteligência Artificial que viabiliza as análises de dados Big Data, a automação de processos e as interfaces de voz.

– Blockchain: essa tecnologia está mudando o modo como as transações são realizadas, além de oferecer os recursos para a mineração das moedas bitcoin, o blockchain promete levar mais segurança, transparência e menor custos às operações ao ser utilizado para a realização de pagamentos, na autenticação de títulos, ações e ativos. Eles seriam colocados em cadeias públicas, que facilitam a consulta a informações, mas que criam barreiras contra fraudes. Isso contribui com o funcionamento mais fluido do sistema de crédito e poderia ajudar a reduzir taxas provenientes de tais serviços.

– Big Data: o setor bancário e financeiro é um dos maiores investidores desta tecnologia e um dos principais motivos é a quantidade de dados gerados pelas transações bancárias. São infinitas informações acontecendo ao mesmo tempo, 24 horas por dia e para armazenar todas essas informações é necessário um sistema ágil e inteligente.

Esses dados armazenados são essenciais para o desenvolvimento de novas estratégias e tomadas de decisão, oferecendo informações necessárias para que as instituições conheçam seus clientes, entendam seus hábitos financeiros e possam oferecer soluções mais assertivas, avaliando riscos a partir da análise de relatórios e feedbacks de clientes.

– Automação de processos: melhorar a experiência do cliente e ganhar em competitividade. Os bancos têm adotado a automação de processos robóticos para a realização de tarefas repetitivas, sem a necessidade de intervenção humana. Os bancos entenderam que essa tecnologia pode beneficiar o atendimento ao cliente por conseguir resolver questões de baixa complexidade de maneira automatizada. Como consequência, as atenções dos funcionários podem se voltar para a solução de questões mais complexas e de maior prioridade.

– Interface de voz: com os chats substituindo o uso de comunicação por e-mail e telefone, as instituições financeiras estão conseguindo aprimorar o atendimento oferecendo respostas mais rápidas aos seus clientes. Essa tecnologia tem passado por melhorias, para que o cliente receba suporte em questões de gestão financeira a partir dos dados integrados de diversas áreas e do histórico do cliente.

– Soluções que ajudam a gerar insights poderosos: o tempo pode ser determinante para que seu cliente faça uma escolha, por isso, sua tomada de decisões precisa ser rápida e certeira. A implementações de soluções que considerem todos os riscos e otimizem os processos bancários são fundamentais para a excelência dos serviços.

O setor financeiro e os serviços bancários têm muitos desafios à frente e a tecnologia é uma grande aliada no processo de modernização dos serviços e aprimoramento do atendimento. Acompanhe essa evolução pelos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.