>

Transformação “all in” pode ser o caminho para o crescimento

Artigo

Por: SAP Brasil

Conquistar uma posição mais alta na curva de poder requer mudanças estruturais que devem partir de um olhar analítico sobre a atuação das empresas

Melhorar a produtividade por meio de processos melhores, mais rápidos e mais baratos tem sido o foco de muitas organizações com anseios de transformar seu negócio, chegando com mais rapidez aos resultados. Mas em tempos de inovação tecnológica, isso não é o suficiente. As empresas também precisam voltar o olhar para si e entender o que realmente são e o que fazem para alinhar seus valores ao de seu setor, como estratégia para aumentar seu portfólio e melhorar seu desempenho.

Uma pesquisa realizada pela consultoria empresarial, McKinsey and Company, traçou uma curva de poder econômico para estabelecer as referências sobre o que contribui de fato com o sucesso das estratégias empresariais. O estudo analisou o lucro total das 2.393 maiores empresas do mundo entre 2010 e 2014, que mostra que as grandes empresas ganham 30 vezes mais que as de médio porte, obtendo quase 90% do lucro econômico anual.

A distância entre o sucesso das médias e das grandes empresas pode parecer longa, mas as chances de crescimento existem e podem ser conquistadas a partir de cinco movimentos que desempenham um papel importante para o sucesso na curva de crescimento.

Eles incluem o investimento em fusões e aquisições para manter um fluxo constante de negócios e podem melhorar o valor de mercado das organizações. A realocação dinâmica dos recursos também contribui para o crescimento na curva de poder, investir em soluções que tragam mais produtividade, e melhorias de diferenciação das ofertas de serviços para conquistar mercados, além de realizar fortes despesas de capital com base em estratégias que protejam sua empresa em momentos econômicos críticos podem ser movimentos fundamentais para conquistar novas posições.

A combinação de movimentos de desempenho com movimentos de portfólio pode ser a maneira mais positiva de conquistar crescimento e transformação. As empresas precisam adotar uma estratégia que as tire de sua zona de conforto, combinando jogadas de gastos de capital com jogadas de desempenho para obter chances melhores.

Isso também significa que é necessário definir as estratégias do negócio a partir de um mapa que trace informações precisas sobre os cenários em que você quer atuar, questione para onde os valores do seu negócio estão fluindo e os motivos para tal, analise se o dinheiro está sendo investido no planejamento ou se não existe um foco na hora de colocá-lo em prática, crie um portfólio de destino para direcionar melhor suas ações, questione se a sua empresa e sua equipe estão preparados e dispostos a viver uma mudança real.

O caminho para a transformação exige um entendimento profundo sobre o que a sua empresa está fazendo e o que quer realizar. Envolvendo as pessoas que estão dispostas a colaborar com as mudanças.

Conheça as soluções que podem contribuir com o sucesso e crescimento do seu negócio. Acompanhe nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.