>

Por: SAP Brasil

As empresas estão passando por um período de transformação em que a digitalização e os processos automatizados têm desafiado os profissionais a desenvolver suas habilidades

As inovações da Indústria 4.0 tornaram o trabalho mais produtivo, oferecendo informações em tempo real e otimizando a operação com recursos de Machine Learning.

Superada a fase de estranhamento dos profissionais, que temiam ficar de fora do desenvolvimento pela possibilidade de substituição do trabalho humano pela máquina, é hora de repensar como aprimorar a força de trabalho para acompanhar a evolução da Indústria 4.0.

Pensando que vivemos em um mundo onde é praticamente impossível estar desconectado, temos que ter a consciência de que essa conexão chegaria ao mercado de trabalho não como uma ameaça de desemprego, mas como recurso para que profissionais acompanhem o período de evolução e possam se desenvolver com ela. Encontrando novas oportunidades de ampliar o conhecimento em suas áreas de atuação.

Empresas e trabalhadores precisam se preparar para viver a revolução proporcionada pela chegada de novas tecnologias. A participação do RH nesse processo pode contribuir positivamente com o aprendizado dos profissionais, especialmente para funcionários com mais idade, que estão acostumados com antigos processos.

Eles podem seguir o exemplo das novas gerações, que chegam ao mercado de trabalho mais exigentes e focados em se desenvolver profissionalmente, diferentemente da geração mais antiga que buscava estabilidade e prezava pelo tempo que passavam em uma empresa.

A Indústria 4.0 chega para movimentar esse cenário, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades a partir de todo o conhecimento do profissional sobre suas áreas de atuação. Com profissionais mais qualificados e com mais oportunidades.

A gestão do RH pode planejar a força de trabalho, identificando as necessidades profissionais e as capacidades de desenvolvimento de cada trabalhador, para determinar estratégias que ajudem a adaptá-los ao uso das novas tecnologias.

A Indústria 4.0 está gerando oportunidades de atualização e desenvolvimento profissional e os trabalhadores devem aproveitar esse momento para crescer em suas carreiras, junto com as empresas em que trabalham, contribuindo para impulsionar seu mercado.

As novidades sobre a Indústria 4.0 você também pode conferir seguindo os canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.