>

Por: SAP Brasil

O home office tem apresentado novas formas de gerir o tempo e o trabalho dos profissionais, além de proporcionar benefícios para a economia e o meio ambiente

No final de 2019, o IBGE lançou dados sobre o crescimento do trabalho no modelo home office no Brasil, de acordo com o instituto, 3,8 milhões de brasileiros faziam trabalho no modelo home office em 2018. Esse foi o maior número registrado até hoje no país.

Descentralizar equipes através do trabalho remoto é uma tendência que tem tudo para ganhar mais força nos próximos. O trabalho remoto provoca transformações nas vidas das pessoas, a flexibilidade de não estar trancado no escritório durante 8 horas e nem precisar passar horas no trânsito para chegar ao escritório, está revelando benefícios sociais, ambientais e econômicos que prometem resultados positivos em longo prazo.

– Diversidade e inclusão: um estímulo à diversidade e inclusão, o home office permite priorizar as tarefas a serem entregues e não os aspectos físicos ou o modo como as pessoas trabalham. Além disso, para questões relacionadas à acessibilidade, essa pode ser uma oportunidade para que profissionais, que teriam dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, desenvolvam suas carreiras.

– Descentralizar para crescer economicamente: o home office pode ser mais eficiente e produtivo, não só do ponto de vista operacional, mas com relação ao desenvolvimento econômico. Com a descentralização das empresas, o controle dos custos e a escala de trabalho lhes permitem crescer economicamente em qualquer localidade.

– Sustentabilidade: menos desperdício, um tempo de deslocamento muito menor (ou quase nenhum) podem ajudar a reduzir a pegada de carbono das empresas. Isso significa que elas podem reduzi a emissão de poluentes ao descentralizar o trabalho. Além de gerar menos resíduos com a comunicação sendo feita inteiramente na nuvem, evitando o uso de papel e outros materiais comuns em escritórios. O home office pode contribuir positivamente com as ações de sustentabilidade.

– Liberdade e flexibilidade: ainda que estejam longe de sua rede profissional, os profissionais que atuam no home office podem fortalecer a comunidade em que estão inseridos. A flexibilidade nesse tipo de trabalho permite que a interação com amigos, vizinhos e familiares seja maior, oferecendo mais qualidade de vida para o trabalhador.

O home office pode ser muito vantajoso para os profissionais, mas também para as empresas, que economizam com infraestrutura. E hoje em dia existem muitos recursos que ajudam a gerenciar a força de trabalho, oferecendo recursos para processamento de folha de pagamento, gestão do tempo, aprendizagem, medindo desempenhos e estabelecendo metas para as atividades.

Acompanhe as novidades sobre ferramentas que contribuem para a gestão do trabalho pelos canais de comunicação SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.