>

Por: SAP Brasil

As pessoas estão vivendo mais e com mais qualidade, priorizando sua saúde e bem-estar. As empresas do setor de saúde precisam inovar nas soluções oferecidas para conquistar esse público

Antes de apresentar as tendências para o setor de saúde, é preciso entender de que cenário estamos falando. Atualmente, no Brasil, uma das principais questões sobre o atendimento na área da saúde está relacionada ao envelhecimento da população.

Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a expectativa de vida do brasileiro aumentou nos últimos 30 anos. Em 2018, ela atingiu a marca dos 76,3 anos. Os avanços da medicina e das condições sanitárias foram fatores apontados pela equipe do instituto para justificar os resultados.

Vivendo mais e melhor, o brasileiro aumenta sua demanda por mais qualidade e novas soluções de saúde das empresas do setor. Novas tendências estão surgindo para suprir essas necessidades.

Mudanças no estilo de vida: o foco é prevenção e bem-estar

A preocupação com bem-estar e saúde está entre as prioridades de 80% dos brasileiros, de acordo com estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O cuidado com a própria saúde é resultado dos altos custos com assistência médica e a falta de agilidade do atendimento no setor de saúde. Esta deve ser uma tendência que ganhará ainda mais força com o passar do tempo. As pessoas estão preferindo gastar com métodos que ajudam a prevenir doenças.

Modernização dos serviços de assistência médica

A adoção de novos modelos de gestão dos serviços no setor ganha com o uso de plataformas de dados de saúde para otimizar a segurança das informações e com tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e IoT, possibilitando a personalização dos serviços e do atendimento.

Varejo na saúde vai crescer ainda mais

As clínicas de varejo são uma alternativa de baixo custo e rápido atendimento. Menos burocráticas, elas oferecem atendimento com profissionais de diversas especialidades, suprindo, principalmente, as demandas de pacientes do setor público. O comércio eletrônico de varejo também impulsionará mudanças no sistema de saúde atual, conforme as pessoas buscam mais agilidade e comodidade de serviços.

Atendimento domiciliar com a ajuda da Inteligência Artificial

Dividir os cuidados físicos com o virtual proporcionará atendimento contínuo ao paciente. Com a ajuda da Inteligência Artificial, é esperado que o atendimento domiciliar ofereça um cuidado mais abrangente ao paciente, envolvendo monitoramento, planejamento e tratamento. Além de ajudar a reunir informações que permitam realizar projeções sobre estágios de atendimento.

O futuro do setor de saúde está sendo discutido e soluções inovadoras estão por vir. Encontre mais informações sobre soluções e tendências para o setor de saúde nos canais de comunicação da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.