>

Como a tecnologia pode ajudar a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Parte I

Artigo

Por: SAP Brasil

Definida a Agenda 2030, após reunião com líderes de diversos países e organizações privadas, a ONU se aproxima de empresas como a SAP para buscar soluções na tecnologia

Em 2015, a Organização das Nações Unidas estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de prioridades e aspirações que buscam atingir altos níveis de desenvolvimento sustentável global até 2030.

A intenção é unir esforços de governos, empresas e toda a sociedade civil para erradicar problemas que atrasam o desenvolvimento social, oferecendo oportunidades para uma vida digna, considerando também as questões ambientais que envolvem o desenvolvimento.

Neste ano, a SAP tornou-se signatária do pacto Global da Organização das Nações Unidas em mais de 60 países. Isso é parte das iniciativas do programa Ambição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são formados por 17 tópicos construídos em conjunto com líderes de diversos países.

A tecnologia como instrumento de transformação social é a pauta da SAP na função que agora exerce após se comprometer com o Pacto Global, apoiando o cumprimento da Agenda 2030.

Erradicação da pobreza

Pessoas que vivem com menos de US$1,25 por dia, estão em situação de pobreza extrema. Dentro o planejamento estipulado pela ODS, espera-se reduzir pelo menos pela metade o número de pessoas vivendo nessa situação, dando a elas direitos iguais a recursos econômicos e ao acesso a serviços básicos, terra, recursos naturais e tecnologias.

Fome zero

Não é só oferecer alimento a quem tem fome. Trata-se de dar acesso à alimentação nutritiva, pensando na saúde da população e para a produção sustentável de alimentos. Faz parte deste tópico oferecer os subsídios necessários para diminuir a pobreza e promover uma economia sustentável.

Em 2017, a Global Entrepreneurship Summer School – GESS (Escola de Verão de Empreendedorismo Empresarial), que tem como parceira global a SAP Foundation, desenvolveu um programa que possibilitou aos alunos desenvolverem soluções de negócios relacionadas ao conceito de alimentação, pensando nas perspectivas de futuro que visam suprir o aumento populacional acelerado e da demanda por alimentos.

Boa saúde e bem-estar

Este ODS abrange amplamente as questões de saúde, estabelecendo metas para a redução da mortalidade materna e infantil, para o combate a doenças transmissíveis, sexualmente ou não, hipertensão e diabetes, além de voltar-se aos perigos do uso de álcool e tabaco. O objetivo visa promover o acesso facilitado da população a sistemas de saúde e prevenção de doenças e incentivar o conhecimento científico para o desenvolvimento de vacinas e realização de pesquisas.

Educação de qualidade

Os cuidados com a educação desde a primeira infância são parte deste ODS para o cumprimento da Agenda 2030, além de garantir a oferta de educação de qualidade, desenvolvendo o potencial individual de cada ser humano, da educação básica até o ensino superior. Isso também envolve a qualidade da formação dos professores e a infraestrutura de espaço e recursos disponíveis para tal.

Igualdade de gênero

Este tópico é focado em eliminar a discriminação e promover a igualdade para meninas e mulheres no mundo, lutando pelo fim da violência contra elas e oferecendo melhores oportunidades de desenvolvimento profissional, viabilizando mais autonomia e controle econômico.

Uma série de iniciativas da SAP pela diversidade e inclusão está levando mais mulheres a cargos de liderança dentro da organização, além disso, o empoderamento através da tecnologia também tem contribuído para que elas acessem esse mercado, predominantemente dominado por homens.

Água limpa e saneamento

Água limpa e potável para todas as pessoas é uma preocupação de chefes de estado e ganha atenção do mundo quando o assunto é inserido nos ODS. A oferta de saneamento também integra essa agenda, junto com a necessidade de boas condições de higiene e uso racional de recursos naturais pela população e, principalmente, pela indústria e o agronegócio, implementando soluções que levem eficiência no uso da água, mantendo processos produtivos.

No brasil, 16% da população não tem acesso a água potável e 43% não recebem serviços de coleta de esgoto. Para contribuir com uma mudança nesse cenário, a SAP se juntou à Vectus para a implementação do SAP S/4HANA, digitalizando os processos e ajudando a gerar insights que possibilitaram identificar vazamentos de água na Índia, acelerando os reparos nesses locais e evitando o desperdício.

A contribuição da SAP com os objetivos de Sustentabilidade das Nações Unidas é um compromisso com a sociedade, com o meio ambiente e com a economia do país. O intuito da SAP como empresa é utilizar o que temos de melhor em recursos para incentivar o desenvolvimento.

Acompanhe o trabalho da SAP na Agenda 2030 pelos canais de comunicação da organização: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.