Conheça as prioridades para líderes jurídicos e de compliance, segundo a Gartner

Por: SAP Brasil

Para melhorar a gestão de riscos e os resultados do negócio, líderes jurídicos e de compliance devem estar atentos aos dados que contribuem com desempenhos positivos

Uma pesquisa lançada recentemente pela Gartner sobre riscos de terceiros, aponta para a necessidade de líderes jurídicos e de compliance em aumentar a produtividade, operando sobre a incerteza e gerenciando melhor os riscos de terceiros.

Estas devem ser as prioridades dos líderes desses setores para 2020, além de contribuir com o equilíbrio entre riscos com recompensa e modernização de operações através de melhorias tecnológicas, eles devem integrar a esse processo iniciativas arrojadas e confiança em sua capacidade para gerenciar esses processos, compartilhando valor.

Gerenciar riscos de terceiros

A relação das empresas com terceiros mudou e existe uma insegurança relacionada a gestão dos riscos destes. Uma mudança na abordagem dos líderes jurídicos e de conformidade será necessária para gerenciar melhor os riscos, envolvendo processos mais interativos.

É compreensível que as organizações tenham dificuldades em controlar todos os riscos, uma vez que terceiros contratam terceiros para auxiliar no trabalho e o controle sobre quem acessa suas informações fica comprometido. Por isso, é preciso melhorar a eficiência das funções de gerenciamento, escolhendo um responsável para se relacionar com esse terceiro, monitorando mais de perto suas atividades.

A sua empresa pode estabelecer gatilhos internos para acompanhar as mudanças, criando controles e incentivos para seu monitoramento.

 Operar na incerteza dos riscos trabalhando para reduzi-los

Para 64% dos líderes entrevistados na pesquisa da Gartner, o gerenciamento de riscos em jurisdições e regulamentos fragmentados será importante ou extremamente importante em 2020, mas apenas 15% se sentem preparados para fazer isso.

Nesse caso, segmentar os problemas, classificando o que é recorrente, o que é novo e o que pode contribuir para acelerar a geração de respostas, ajudará a estabelecer quais soluções podem ser aplicadas a cada nível, quanto tempo eles podem durar e o que é preciso para resolvê-los.

Melhore seu desempenho utilizando dados e análises

A conversão das metas gerais do negócio em objetivos do departamento jurídico e de compliance contribuem para o alinhamento das oportunidades de análise, que são fundamentais para aumentar a produtividade. É importante concentrar os esforços em estratégias que agregam valor ao negócio e estejam diretamente relacionadas aos objetivos comerciais da organização, isso significa compartilhar dados com departamentos que tomarão decisões estratégicas para que realizem seu trabalho a partir de análises consistentes, pensando nos resultados gerais que isso trará para a empresa e aprimorando os fluxos de trabalho.

A mudança na abordagem das organizações é essencial para o monitoramento dos riscos. Os métodos tradicionais de due diligence não são capazes de capturar riscos novos dentro dessa dinâmica de terceiros que contratam terceiros. As estratégias que líderes jurídicos e de compliance devem utilizar daqui pra frente incluem mais interatividade, criando controles que obrigam a adesão à conformidade dos processos e estabelecendo métodos orientados aos negócios que viabilizem uma análise contínua dos riscos.

Continue acompanhando nos canais da SAP informações completas sobre gerenciamento de riscos e soluções que ajudarão nesse trabalho: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.