>

Por: SAP Brasil

Envelhecimento da população, aumento no investimento em tecnologia e inovação e foco em sustentabilidade ajudam a definir uma agenda de metas para a próxima década

Líderes de países, empresários e agentes da sociedade civil no mundo inteiro têm se reunido ao longo dos últimos anos para discutir os rumos do mundo nas próximas décadas, em eventos como o Fórum Econômico Mundial. Debater sobre desenvolvimento econômico, social e a integração com o meio ambiente está contribuindo para desenhar as tendências que irão guiar nossa sociedade até 2030 e as mudanças econômicas pelas quais o mundo vai passar pós pandemia também influenciarão nesse processo.

Crescimento populacional e maior demanda por alimentos

Estima-se que a população mundial aumente em 2 bilhões em 30 anos, gerando uma demanda maior por alimentos. Isso significa que o campo e a produção alimentícia devem receber investimentos em tecnologia e gestão da produção para otimizar o trabalho no setor. Além disso, o consumo de água também deve aumentar, estimulando a implementação de programas para tratamento de recursos hídricos e distribuição de água.

Mudanças sustentáveis na produção

Com o crescimento populacional e o aumento da produção de alimentos, o consumo de energia também deve crescer, demandando soluções para eficiência energética e para diminuição da emissão de poluentes.

Na Índia, o isolamento social decretado para evitar a contaminação por COVID-19, diminuiu drasticamente o nível de poluição no país em apenas uma semana. Outros lugares do mundo também sentiram a mudança e esse acontecimento pode mostrar alternativas sobre como é possível diminuir a emissão de poluentes adotando novas posturas sociais e modelos de produção mais sustentáveis, que valorizem o uso de energia renovável e limpa.

Infraestrutura moderna e competitiva

Todas essas mudanças aumentam a necessidade de modernização da infraestrutura das cidades para atender um número maior de moradores. Gerando a necessidade de integração de sistemas de transporte, modernização da comunicação, distribuição inteligente de serviços como água e esgoto, estímulo à reutilização de materiais, entre outras ações.

Para chegarmos em 2030 com bons resultados, devemos tomar impulso nas inovações que acontecem nesse momento, pensando na tecnologia e na ciência como ferramentas para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Acompanhe mais tendências de futuro nas redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.