>

Dia Mundial da Criatividade e Inovação: como essas habilidades podem ajudar em momentos de crise

Artigo

Por: SAP Brasil

Criatividade e inovação estão presentes em todos os aspectos do ser humano e, nesse momento, elas são as principais ferramentas para uma retomada

Criado pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação é um estímulo à produção cultural, ao desenvolvimento de uma economia criativa e de uma cultura de inovação que permita a reinvenção.

Confira alguns exemplos e boas práticas de criatividade e inovação em momentos de crise.

Neste momento de crise vimos a habilidade criativas de muitos gestores e líderes aflorar. O uso do e-commerce por pequenas e médias empresas se mostrou uma saída para quem precisa continuar vendendo. No campo, a agricultura familiar encontrou maneiras de adequar as atividades às condições de isolamento. No Paraná, uma plataforma foi criada para comercializar a produção rural no município de Agudos do Sul. Agricultores aprenderam a utilizar a plataforma para gerenciar a produção e entregas na localidade.

O apoio de grandes empresas está ajudando a manter os pequenos negócios. Algumas empresas estão disponibilizando gratuitamente serviços e soluções para ajudar empresas. A SAP, por exemplo, abriu o acesso gratuito a diversas ferramentas que auxiliam desde a comunicação com colaboradores até a busca por novos fornecedores.

A confecção e a comercialização de máscaras caseiras rapidamente tornou-se um negócio depois que o Ministério da Saúde recomendou o uso do equipamento como método de prevenção da transmissão da COVID-19. Pessoas que possuem máquinas de costura e empreendedores que já trabalhavam com corte e costura passaram a vender as máscaras como maneira de manter sua renda.

No Brasil, o tempo de uso do Wi-Fi aumentou 70,1% na penúltima semana de março. Com os usuários por mais tempo na internet, instituições estão disponibilizando cursos online, além disso, universidades e escolas estão mantendo a regularidade das aulas através de meios digitais, disseminando conhecimento para mais pessoas.

A inovação está onde existe colaboração, criatividade e disposição para descobrir novos horizontes. Procure manter-se informado daquilo que pode gerar boas ideias e não deixe de buscar apoio e aconselhamento das pessoas que confia para se sentir mais seguro para dar os próximos passos.

Saiba mais sobre criatividade e inovação acompanhando nossos canais de comunicação: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.