>

Os impactos da pandemia no varejo e como o setor pode reagir à crise

Artigo

Enquanto países inteiros entram em quarentena e consumidores evitam cada vez mais o contato humano, os varejistas estão trabalhando rápido para se adaptar e reagir. A situação muda a cada dia, o tempo de resposta é curto, e os desafios envolvem não apenas estabilizar as operações e atender a demanda flutuante dos clientes, mas também garantir a segurança dos colaboradores.

Conversamos com Elia Chatah, Líder da Vertical de Varejo da SAP Brasil, sobre os impactos dessa pandemia nos negócios e como os varejistas podem se preparar para enfrentar os próximos meses.

O varejo é um dos setores mais impactados pela crise durante a pandemia da COVID-19. Na sua opinião, quais devem ser as principais prioridades para os líderes dessas empresas nesse momento?

A COVID-19 é, antes de tudo, uma crise humana. E o varejo, por ser um negócio de pessoas, está enfrentando uma variedade de desafios imediatos. O avanço da situação vem causando um impacto crescente na economia global e pode se tornar mais grave nas próximas semanas e meses.

Na minha visão, o varejo nesse momento deve focar em 5 prioridades:

  • Proteger seus colaboradores e manter as operações
  • Atender seus clientes e a comunidade
  • Estabilizar a cadeia logística
  • Garantir o desempenho financeiro e a liquidez
  • Redefinir e fortalecer as operações de loja

Poderia falar mais sobre o impacto de cada um desses pontos que você menciona?

 Com relação aos colaboradores, sabemos que parte deles está trabalhando de casa, parte perdeu o emprego, e parte está em operação, como é o caso principalmente de supermercados e farmácias. Dessa forma, a comunicação continuada com funcionários, clientes e fornecedores tornou-se ainda mais importante. Os líderes precisam implementar rotinas de segurança imediatas para garantir as devidas condições de trabalho e, em muitos casos, realizar com urgência a contratação de pessoal contingente.

Por outro lado, a nova condição de confinamento mudou o comportamento de compras dos clientes, gerando uma demanda volátil e imprevisível, que muitas vezes resulta em compras por impulso. Os consumidores em casa adotaram o e-commerce como forma de compra segura, seja com recebimento em casa ou optando por retirar o produto na loja sem sair do carro. Passou então a ser necessária uma resposta mais rápida aos reabastecimentos e uma logística eficiente para entrega dos pedidos.

Neste cenário, a cadeia logística foi extremamente impactada, gerando gargalos devido ao trabalho restrito, picos de demanda, recebimentos incertos por parte dos fornecedores, rupturas de estoques e perda de vendas, levando a um aumento de custos de operação. Além disso, é necessário um forte controle sobre a gestão de caixa, o que pode gerar algumas interrupções de fornecimento e rompimento de contratos.

Da mesma forma, o custo das operações das lojas aumentou com a implementação das medidas que foram necessárias para prezar pela segurança e higiene de colaboradores e clientes. Torna-se necessária uma atenção ainda maior com relação a produtos frescos e a rápida adaptação ao modelo de entrega em loja dos pedidos feitos online (pick up store).

Finalmente, países inteiros sofrem com o lockdown e fecharam suas fronteiras, e precisamos pensar nos impactos a longo prazo com relação a fornecimentos globais. Os impactos na cadeia logística podem durar semanas ou até meses e existe uma atenção especial sobre a viabilidade, sustentabilidade e resiliência de todo esse novo processo de fulfillment, que gera um impacto não previsível na liquidez e lucratividade das empresas.

O cenário é de fato bastante desafiador. Como a tecnologia pode ajudar essas empresas de imediato a superar esse momento?

Existem diversas soluções que permitem que as organizações avaliem rapidamente a moral e o bem-estar da força de trabalho que está remota ou em operação. Entendendo melhor as emoções de cada colaborador é possível agir rapidamente para melhorar esse novo ambiente de trabalho, o que impacta diretamente na produtividade em geral. Além disso, é possível utilizar soluções para treinamentos rápidos e à distância sobre novas medidas de proteção, que também dão agilidade ao onboarding de novos colaboradores. Nesse momento, também é importante utilizar soluções que auxiliam na otimização do planejamento da escala dos colaboradores.

Para ajudar o varejo a atender rapidamente a nova demanda do consumidor por compras online e retirada de produtos em loja, possui soluções de e-commerce com visibilidade de estoques em tempo real são essenciais, além de soluções que aceleram a inclusão de novos fornecedores no modelo de marketplace.

Como disse anteriormente, esse novo cenário gera uma instabilidade na cadeia logística e a SAP, entendendo esse momento, está fornecendo acesso gratuito às soluções que auxiliam o varejista a avaliar o nível de risco da rede de fornecedores, validando assim a continuidade dos negócios e os planos de recuperação (planejamento de continuidade de negócios) através do acompanhamento dos fornecedores de alto risco. A SAP também abriu o acesso às soluções de sourcing de produtos na rede Ariba.

Para garantir o desempenho financeiro e a liquidez, soluções em nuvem ajudam a disponibilizar informações em tempo real de receita, depreciação e markdowns, custos adicionais de mão-de-obra e impacto no fluxo de caixa. Nesse momento, essa visibilidade pode assegurar que produtos com baixo giro ou excesso de estoque estejam sendo vendidos com eficiência, protegendo as margens mínimas do produto.

Por fim, para ajudar a fortalecer as operações em lojas, é interessante contar com soluções que vão do face checkout, que permite ao cliente realizar o pagamento com reconhecimento facial, até soluções de entendimento do comportamento de compras do cliente, visibilidade de estoques em tempo real, e integrações com novos fornecedores de entrega, como Uber, taxis e até mesmo ciclistas.

A SAP oferece todas essas soluções e como forma de manter seu propósito, que é ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas, a empresa abriu acesso gratuito a diversas soluções que ajudam nossos clientes nesse momento a manter o relacionamento com seus clientes, colaboradores e fornecedores. Neste momento de incertezas, o varejo pode contar com a SAP para ajudar a superar os desafios gerados pela pandemia.

Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.