>

Por: SAP Brasil

O cenário que estamos vivendo era imprevisível, mas aconteceu e pode provocar mudanças essenciais em nossa sociedade, tanto nas rotinas de vida quanto de trabalho

As semanas de isolamento social tem mostrado o quanto somos capazes de nos reinventar, criando novas possibilidades de relacionamento profissional com a adoção do home office e um clima de cooperação maior entre as pessoas. No mundo pós COVID-19, essas mudanças poderão permanecer e mudar completamente nossas rotinas.

Mais confiança, autonomia e produtividade

O número de funcionários trabalhando no regime home office aumentou e essa estrutura pode continuar depois da pandemia. Empresários que optaram pelo modelo de trabalho como alternativa para continuar funcionando, perceberam o engajamento de colaboradores em cumprir metas e prazos e sua autonomia em tomar decisões sem desrespeitar demandas hierárquicas, o que pode ajudar a reestabelecer capital no futuro, com a economia por uso de espaço e infraestrutura.

A expectativa é de que o trabalho home office cresça 30% no Brasil após a pandemia. O dado faz parte do estudo “Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios”, desenvolvido pelo coordenador de MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, que também aponta um aumento de 15% a 30% na produtividade do colaborador que trabalha em casa.

Atuar de acordo com seu propósito

Considere a relevância do trabalho que a sua empresa desenvolve e como seus propósitos podem fazer a diferença. Reveja cada um deles e certifique-se de que estão alinhados ao desenvolvimento dos negócios. 55% dos consumidores acreditam que as empresas devem agir em causas ligadas ao seu propósito e isso ajuda a criar conexões mais transparentes e empáticas. Esse pode ser um momento oportuno para reorganizar e redefinir seus propósitos.

Tecnologia a favor da saúde

É incontestável que hoje, com a tecnologia atual, enfrentamos a pandemia de uma forma totalmente diferente de como faríamos há alguns anos, sem as mesmas soluções. Tecnologias geoespaciais utilizadas no trabalho de pesquisa agropecuária foram adotadas para mapear a evolução da COVID-19. Técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), órgão ligado ao Ministério da Agricultura no Brasil, estão trabalhando para construir um banco de dados geográficos, gerando mapas distintos sobre o avanço da doença. Os dados ajudam a identificar os locais com maior incidência do vírus.

Na China, um hotel utilizou robôs para entregar comida na porta dos quartos para evitar que os hóspedes circulassem pelos corredores, evitando o contato.  O país também adotou o uso do táxi voador eHang 216 para transportar medicamentos de armazéns até hospitais em áreas isoladas.

Com todas as atenções voltadas para o desenvolvimento de um tratamento e da cura para a COVID-19, a ciência e a tecnologia podem receber ainda mais investimentos para ajudar a monitorar com rapidez a proliferação de diversas doenças, acelerando o desenvolvimento de estratégias capazes de combatê-las ainda mais rápido.

Rotina mais tecnológica

Famílias e empresas estão mais integradas com as tecnologias, utilizando softwares para videoconferência, para se conectar com o trabalho. O uso de recursos como a pesquisa por voz já estava entre as principais tecnologias que impulsionariam os negócios nos próximos anos e tende a crescer ainda mais.

Aprender a lidar com cenários improváveis

Não podemos precisar as reais mudanças que acontecerão em nossa sociedade logo após a pandemia. Mas conseguimos desenhar um panorama utilizando como base as medidas emergenciais adotadas por empresas, escolas e governos após a necessidade de isolamento social para manter as atividades, desenhando um futuro melhor para todos.

O que você espera para o mundo pós pandemia?

Continue acompanhando nossas redes sociais para se manter informado: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.