>

Ações adotadas para proteger os profissionais de saúde no combate ao novo Coronavírus

Artigo

Por: SAP Brasil

Lidando diretamente com pacientes contaminados pela COVID-19, profissionais de saúde devem ter equipamentos de proteção e suporte técnico constante das instituições

Os profissionais de saúde estão atuando em longas jornadas de trabalho, longe de casa e de seus familiares para evitar o risco de contaminação pelo Coronavírus. Até a última semana de abril, os casos de afastamento desses profissionais dos postos de trabalho por suspeita da doença passavam de quatro mil, de acordo com informações divulgadas pelo Conselho Federal de Enfermagem. Reforçar as medidas de proteção para os trabalhadores da área ajudará a manter um contingente para suprir o atendimento da população.

Suprimento de equipamentos de proteção individual (EPIs)

O uso de equipamentos de proteção individual durante o atendimento aos pacientes contaminados pelo Coronavírus ajuda a evitar que profissionais da saúde contraiam a doença. Para garantir que eles tenham os materiais necessários, entidades e grupos organizados têm se mobilizado pelo país, arrecadando dinheiro para compra de EPIs que são doados às instituições de saúde e repassados aos profissionais.

Agilidade na compra de materiais para evitar escassez durante atendimento

Com a alta demanda pelos equipamentos, os hospitais podem aderir ao uso de ferramentas que ajudam a localizar fornecedores para compra de materiais, agilizando as entregas e evitando que suas equipes sofram com a falta de EPIs.

Essas ferramentas também ajudam na realização de um controle mais específico sobre o uso dos equipamentos, permitindo que gestores acompanhem mais de perto a demanda de materiais e que possam se antecipar nos pedidos.

Hotéis preparados para receber profissionais de saúde

O Distrito Federal está selecionando estabelecimentos de hospedagem e hotelaria para abrigar os profissionais de saúde que estão à frente no atendimento de pacientes com a COVID-19 e que moram com pessoas pertencentes ao grupo de risco.

A decisão de abrigar os profissionais da saúde em hotéis é parte das iniciativas que buscam ampliar os cuidados aos colaboradores dos hospitais, que necessitam do isolamento social e de um espaço tranquilo para descansar após as intensas jornadas de trabalho a que estão dedicados desde o início da pandemia.

Suporte profissional para quem está na linha de frente

Manter uma comunicação alinhada e próxima com os profissionais é essencial para que eles possam se sentir seguros sobre procedimentos e tomada de decisão durante os atendimentos. Essa proximidade também ajudará a equipe de gestão a entender quais são as prioridades para compra de suprimentos e recursos em cada ala hospitalar, suprindo as necessidades de informação e insumos.

Apoio psicológico para fortalecer a saúde emocional dos profissionais

O Brasil estima um investimento de R$ 2,3 milhões em suporte psicológico para os profissionais de saúde que estão atendendo os pacientes com Coronavírus. A iniciativa busca amenizar os sofrimentos psíquicos causados aos trabalhadores em decorrência das tensões pela alta demanda de atendimento e das preocupações em contrair a doença como estresse, depressão, ansiedade e irritabilidade. Especialistas de diversas universidades do país estão desenvolvendo manuais com modelos de atendimento psicológico específico para esse momento.

Criação do Fundo Emergencial COVID-19

Com uma contribuição de € 3 milhões, a SAP criou o Fundo Emergencial COVID-19, que tem como objetivo atender às necessidades urgentes da Organização Mundial da Saúde, da Fundação CDC e de organizações sem fins lucrativos e empresas menores que realizam trabalhos sociais apoiando comunidades locais durante a crise.

A ideia é contribuir para que mais pessoas sejam beneficiadas pelas ações de prevenção e detecção do novo Coronavírus.

Quem cuida também precisa receber cuidados para continuar ajudando na recuperação de pacientes e para passar por esse período com mais segurança.

Continue acompanhando nossas redes sociais para receber mais informações: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.