Estratégias para impulsionar as vendas do setor varejista durante o período de quarentena

Por: SAP Brasil

O isolamento social mudou o comportamento do consumidor e o setor varejista deve estar atento às novas demandas para traçar estratégias que ajudam a manter as vendas

A aproximação com o consumidor é essencial para ajudar a entender quais são suas prioridades de compra, o que determinará sua escolha por um produto ou até mesmo uma loja. Tais estratégias apontam direcionamentos para que você possa planejar a adaptação do seu negócio ao novo cenário, desvendando as possibilidades de vendas por novos canais.

Utilize aplicativos de mensagens como ferramenta para vendas locais

Amplie o raio de entregas da sua empresa utilizando aplicativos de mensagens como ferramenta de vendas.  Os aplicativos geralmente contam com modalidades exclusivas para negócios que ajudam a organizar horários de atendimento, sendo um canal propício para o contato com o cliente.

Crie mailings para disparar ofertas semanais aos consumidores, priorizando itens de primeira necessidade ou aqueles com mais saída de vendas. Invista no contato direto com seu cliente, mostre que ele pode contar com você nesse momento.

Adote recursos para compreender o que o consumidor espera nesse momento

Já comentamos sobre o comércio online como alternativa para continuar funcionando, mas antes de se associar a plataformas de vendas ou de criar a sua própria plataforma de e-commerce é importante entender o cliente nesse momento. Não é só a experiência com a marca que está em jogo, atualmente o consumidor está cauteloso com gastos e está pensando bem antes de definir suas prioridades de compra.

Esse é um momento importante de escuta e análise sobre o que seu cliente tem a dizer. Busque ferramentas que ajudam a criar um canal de diálogo com o consumidor, que ofereçam a possibilidade de captar feedbacks necessários para o aprimoramento da sua experiência e possibilitam a criação de respostas ágeis.

Fortaleça sua cadeia de suprimentos e parceiros

Para muitos varejistas, as vendas online não faziam parte do planejamento estratégico e agora, eles têm de se adaptar rapidamente ao uso das ferramentas digitais em seus negócios.

É importante que você tenha controle total sobre o estoque disponível na sua loja. Busque por sistemas que ajudam a gerenciar informações sobre seu estoque, assim você pode controlar as entradas e saídas e negociar com seus fornecedores melhores prazos para reposição e para pagamentos, atuando em parceria com sua cadeia de fornecimento que nesse momento também passa por mudanças na rotina.

Encare as mudanças na estrutura de vendas do seu negócio como algo que trará bons frutos para o futuro da sua empresa. Nesse momento, a flexibilidade dos processos e a abertura para novos caminhos podem fazer a diferença para você e sua equipe.

Acompanhe mais conteúdos através de nossas redes sociais: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.