>

Tecnologia a favor do consumidor: serviços públicos realizam atendimento online durante a pandemia de COVID-19

Artigo

Por: SAP Brasil

Somando os esforços para proteger a saúde da população contra o novo Coronavírus, o setor de serviços públicos está disponibilizando atendimentos online

A digitalização de serviços públicos busca contribuir com o distanciamento social necessário para evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, mas também é uma maneira de simplificar a realização de transações e emissão de documentos, agilizando o processo de transformação digital necessária para a modernização do setor. Atualmente, no Brasil, 54% de todos os serviços públicos do governo federal estão disponíveis na internet.

Acesso facilitado para 25 milhões de correntistas: desde o dia 27 de abril, 25 milhões de correntistas do Banco do Brasil podem acessar serviços públicos online disponíveis no portal Gov.br utilizando os números da agência, conta e senha de acesso. A integração permite que os usuários acessem documentos para pagamento de IPTU e IPVA, tendo acesso aos 809 serviços disponibilizados pelo governo federal, estados e municípios.

Eleitores podem regularizar título pela internet: durante o isolamento social, jovens de 16 anos que vão votar pela primeira vez e pessoas que possuem título de eleitor e precisam regularizar a situação do documento podem utilizar o portal criado pelo Tribunal Superior Eleitoral, que também permite consultar a situação dos documentos e emitir certidões.

Poupatempo disponibiliza serviços pelo site e aplicativo: o público do Estado de São Paulo pode contar com 50 serviços disponíveis no aplicativo e no site do Poupatempo. Através desses canais, é possível solicitar o licenciamento de veículos, emitir a Carteira de Trabalho Digital e a 2ª via da CHN. Além disso, alunos da rede pública estadual também podem consultar seu RA, solicitar boletim escolar e a declaração de matrícula.

Empresas de água e energia elétrica disponibilizam agência online: acessando o site ou baixando o aplicativo das distribuidoras dos serviços de energia elétrica e de água, usuários podem solicitar a 2ª via das contas, além de solicitar o desligamento e ligação de serviços, solicitar reparos e até parcelar débitos.

Para quem pode ficar em casa, a escolha pelos serviços digitais é a melhor alternativa de proteção. O setor público está se adaptando a essa nova realidade, que deve facilitar a vida das pessoas também no futuro.

Encontre mais novidades sobre soluções que tecnologia tem apresentado para que empresas e o setor público possam atender as pessoas com qualidade durante a pandemia: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.