>

Como melhorar a experiência online do cliente durante a pandemia de COVID-19

Artigo

Por: SAP Brasil

Aprimorar a experiência online do consumidor deve ser uma das prioridades para os pequenos negócios, isso poderá garantir sua sobrevivência no futuro

O estudo “Legado da Quarentena para o Consumo“, realizado pela BTG Pactual analisou setores que apresentaram alta ou queda de interesse durante a pandemia.  Em alta, setores como entretenimento, saúde, alimentação, home office, cuidados com a casa, educação e beleza apresentaram dados que mostram como a busca do consumidor pelas soluções online cresceu. O tráfego nos sites de drogarias chegou a quase 20 milhões em março. A busca por eletrodomésticos também subiu entre os meses de fevereiro e abril.

Em casa e investindo nas compras online, para evitar sair, o consumidor está mais exigente sobre suas experiências nos meios digitais, buscando praticidade, funcionalidade e experiências intuitivas que facilitem a busca por produtos e informações nos sites de compras.

As empresas menores, que não estavam acostumadas a trabalhar com o cliente online, precisam estruturar seus negócios nos meios digitais, porque nesse espaço o importante é oferecer, além do produto certo, a melhor experiência possível.

Colete feedback do seu consumidor

Implemente ferramentas que ajudem a capturar feedbacks não solicitados. Você pode se surpreender com o que seu cliente pensa sobre seu negócio. Essas informações são valiosas para as estratégias de personalização do atendimento. Converse com sua equipe e receba as devolutivas sobre as preferências dos clientes, junte as informações e dados em potencial. Tais contribuições podem ajudar a promover mudanças positivas.

Utilize o direcionamento de URL a favor do seu site

Cuidado para não prejudicar seu negócio com o direcionamento errado de URL. O redirecionamento deve ajudar o usuário a chegar mais rápido na informação ou no produto que ele busca.

Reduza o uso de formulários e remova impeditivos para compra

Quanto mais requisitos para preenchimento, maiores são as chances de o consumidor abandonar o carrinho de compras. A obrigação de criar uma conta pode afastar 31% dos seus clientes e muitos campos de preenchimento faz com que 23% deles desistam de adquirir produtos em sua loja online.

Diversifique seus canais de atendimento

Estratégias omnichannel ajudam a ampliar as possibilidades de atendimento e parcerias através da integração de diversos canais digitais. Você pode usar seu espaço físico como um suporte para o online, permitindo que seus clientes sejam atendidos com a mesma qualidade e velocidade no ambiente digital e na loja física.

Investir no ambiente digital para oferecer a melhor experiência para o seu cliente é o caminho para o futuro do seu negócio.

Saiba nas redes sociais da SAP como você pode aprimorar a experiência do seu cliente: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.