>

A gestão de experiência como fator decisivo nas vendas durante a pandemia

Artigo

Por: SAP Brasil

O consumidor migrou para o ambiente digital na hora de fazer compras durante a pandemia e essa pode ser a oportunidade de aprimorar suas estratégias de vendas

Um relatório produzido pelo Instituto Locomotiva, aponta que setores como hipermercados, supermercados, mercadinhos locais e farmácias tiveram um aumento de 12% no faturamento no mês de março em comparação com o mesmo período do ano passado, além de uma elevação no consumo de produtos de higiene pessoal (56%) e limpeza (68%).

Os números crescentes não são uma constante, mas mostram que há um movimento de mudança nas preferências de compra do consumidor e que a chegada daqueles que não estavam acostumados ao ambiente digital é a oportunidade para que empresas invistam no e-commerce para conquistar novos clientes e aprimorem a experiência do consumidor.

Aposte no e-commerce agora!

Durante a retomada, conte com o suporte de profissionais e soluções que ajudarão a constituir seu negócio no meio digital. A SAP está disponibilizando conteúdo on demand para empresários que desejam estabelecer rapidamente um e-commerce, preparando-se para atender às necessidades do consumidor no mundo pós-pandemia. No evento virtual “Em tempos de crise, coloque um e-commerce no ar em poucos dias”, o  CIO da Martins, Nilson Mayrink, contou como as vendas B2B e B2C têm sido apoiadas com os recursos da SAP Customer Experience.

Acompanhe informações sobre o comportamento do consumidor

A pandemia trouxe a oportunidade de repensar os modelos de negócios atuais e se eles oferecem uma jornada satisfatória para o cliente. Líderes de negócios devem entender quem é o seu consumidor, quais necessidades pessoais ele busca atender e quais são suas expectativas relacionadas à experiência de compra.

Ofereça uma comunicação interativa e direta

Você pode estar atendendo online, mas a experiência do cliente é omnichannel, e ele quer sentir que toda a jornada foi positiva. Facilite a busca em sua plataforma, deixe informações sobre o produto acessíveis e acompanhe o envio. Mantenha os canais de comunicação abertos e ofereça respostas rápidas para as dúvidas do cliente. Você pode integrar o atendimento online ao presencial para ampliar as possibilidades de suporte ao cliente.

Encontre ferramentas para compreender o consumidor

Utilizar ferramentas de monitoramento contribuem para que você responda com rapidez às expectativas do cliente, elas oferecem recursos que ajudam a classificar a compreensão de respostas enviadas e capturam informações que podem ser muito importantes para a realização de ações direcionadas.

O customer success ou sucesso do cliente pode determinar que tipo de relação ele irá estabelecer com a sua empresa após a experiência de compra. Se ela for positiva, suas chances de estabelecer um relacionamento duradouro podem ser maiores. Por isso é tão importante saber quem é seu consumidor, quais são suas opiniões e interesses.

Acompanhe as redes sociais da SAP para saber mais informações sobre a gestão da experiência do cliente: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.