>

Por: SAP Brasil

A velocidade com que as empresas tiveram que se adaptar a esse período de pandemia também exigiu dos colaboradores um lugar no centro das decisões de muitas organizações

Desde o início da pandemia no Brasil, as empresas estão adaptando seus modelos de negócio e as operações para continuar funcionando. Muitas sofreram com a redução no número de clientes e no quadro de funcionários. Os pedidos de falência chegaram a 30% em maio e os de recuperação judicial aos 68,6%, de acordo com dados da Boa Vista. As empresas que estão sendo bem sucedidas contaram, entre várias iniciativas, principalmente com ações conjuntas de líderes e colaboradores que se uniram para adotar as melhores práticas no período.

Colaborador no centro das decisões

Compartilhar a tomada de decisão com colaboradores é uma tendência. Os modelos verticais de gestão estão se tornando obsoletos e trazer para o centro das decisões a visão dos integrantes das equipes de trabalho, significa analisar um problema a partir de diferentes olhares, o que amplia também as possibilidades de soluções que podem surgir. Durante a pandemia, contar com os colaboradores como um braço para definir e aplicar soluções pode tornar seu time mais forte.

Retomada ao trabalho mais segura

Para a retomada, as empresas estão adaptando a rotina de acordo com as determinações de órgãos sanitários e estabelecendo o distanciamento, uso de máscara, disponibilizando produtos para higienização. O colaborador deve atuar como agente fundamental para implementação dessas mudanças, entendo que os cuidados com a segurança e a saúde também são de sua responsabilidade.

O ideal é que todos possam agir com autonomia para reduzir consideravelmente os riscos à saúde não só internamente, como também reforçar a proteção de clientes, parceiros e de toda a comunidade.

Maior visibilidade das iniciativas da empresa

As empresas que estão presentes nas redes sociais, podem contar com a ajuda dos colaboradores no engajamento. Compartilhar informações sobre o que a empresa está fazendo para garantir a segurança de todos, comunicar como ela está desenvolvendo suas operações e quais canais utiliza para vendas, no caso do varejo, pode contribuir com a divulgação de iniciativas positivas e com mais visibilidade do trabalho realizado.

Apoio e cuidados de bem-estar

A tensão para prevenir a doença e a responsabilidade em manter as atividades deve permanecer por um tempo, por isso, é muito importante continuar oferecendo apoio aos colegas de trabalho. Os cuidados com a saúde e bem-estar são essenciais para quem voltou ao posto de trabalho e para quem continuará as atividades remotamente.

Cada colaborador pode atuar para fortalecer as empresas durante a pandemia, ocupando um lugar de liderança em seus postos, para que cada processo seja executado dentro dos parâmetros estabelecidos pela legislação local e pelas organizações. Os resultados podem ser muito positivos para todos.

Acompanhe mais informações nas redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.