>

Conheça as tecnologias que estão possibilitando o surgimento de Empresas Inteligentes

Artigo

Por: SAP Brasil

Líderes e gestores podem começar estruturar suas empresas tendo soluções tecnológicas como ferramenta para expandir seus negócios

Você está atento aos principais recursos que podem ajudar o seu negócio a se tornar uma Empresa Inteligente? A tecnologia está ampliando as possibilidades de aprimoramento dos processos operacionais, proporcionando análises preditivas para a antecipação de estratégias e informações que permitem melhorar a experiência do cliente, expandindo o potencial de inovação das empresas.

Inicie a transformação pelos colaboradores

A retomada pós-pandemia exige que líderes invistam na modernização de processos, iniciando a fase de transformações em sua estrutura de TI e preparando as equipes para lidar com o novo cenário. É importante que seus colaboradores participem da mudança, que possam estabelecer uma relação com as novas ferramentas para atuar estrategicamente. Eles também estão no centro das operações e podem ter opiniões bastante relevantes sobre as melhores aplicações da tecnologia.

Inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT)

Recursos de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) podem ajudar a compreender emoções humanas e capturar interações de usuários para oferecer informações sobre suas preferências. Eles são fundamentais para as empresas que desejam antecipar-se às demandas, oferecendo uma experiência personalizada para cada cliente.

Tais tecnologias possibilitam a coleta de dados sensíveis sobre as preferências do consumidor, permitindo que as empresas recebam uma análise mais completa das informações e que esses dados ganhem valor comercial, ajudando a gerar insights para as estratégias de vendas no futuro.

Plataformas integradas em nuvem

 Com soluções integradas em nuvem substituindo o uso de softwares autônomos, as empresas terão mais controle sobre as informações geradas em cada operação. Tais iniciativas abrem possibilidades para a integração de dados da experiência (X-Data) com dados operacionais (O-Data), que combinados podem oferecer melhorias aos processos internos e aprimorar a experiência do cliente. Já existem plataformas de negócios voltadas para esse fim, que reúnem recursos analíticos, capturando as informações armazenadas em nuvem para desenvolver sistemas de automação de processos e soluções  focadas em melhorar a experiência do colaborador e do cliente.

Conceito de Observability contribui com a otimização das aplicações em nuvem

À medida que novas ferramentas, como o armazenamento de informações em nuvem, permitem que processos e operações ganhem mais agilidade, os desafios relacionados à performance das operações e ao monitoramento de dados internos se tornam maiores.

O conceito de Observability tem como objetivo otimizar as aplicações em nuvem, utilizando a Inteligência como recurso preditivo para tomada de decisão. Ele substitui abordagens tradicionais de monitoramento que utilizam metodologias manuais que necessitam da adição de API ao código. Essas tecnologias não são mais suficientes para monitorar a enorme quantidade de dados geradas por recursos em nuvem.

Esse conceito coloca a equipe de TI para trabalhar de maneira preventiva, não apenas corrigindo danos, mas permitindo que o gerenciamento das informações em nuvem seja realizado de maneira automatizada, tornando a coleta de dados mais completa e desvendado mais rapidamente informações que seriam complexas de obter por meio de logs manuais. O que possibilita a antecipação a falhas em processos.

A transformação através da tecnologia é um fator inevitável para as empresas que desejam prosperar no futuro. Com clientes cada vez mais exigentes e o crescimento dos serviços digitais, a infraestrutura empresarial deve estar preparada para um fluxo de operações mais ágil e para atuar com o menor número de falhas em seus processos operacionais.

Conheça soluções para Empresas Inteligentes seguindo as redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.