>

Crescimento das transações financeiras digitais e tendências para setor de seguros

Artigo

Por: SAP Brasil

 Operações financeiras online cresceram durante a pandemia, acelerando o lançamento de novas ferramentas, ecossistemas digitais e novas linhas de negócios para clientes

A pandemia contribuiu para que o número de transações financeiras online disparasse. No primeiro mês de isolamento no Brasil, instituições bancárias registraram até 15% de aumento no número de downloads de seus aplicativos, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban).  A pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária mostra que em abril, 74% das operações bancárias realizadas por pessoas físicas foram feitas através dos canais digitais (internet e mobile bank). Além disso, o investimento dos bancos em tecnologia aumentou 48%.

Outro fator que impulsionou a chegada de novos clientes bancários ao universo digital foi a forma como o benefício de auxílio financeiro pago pelo Governo Federal chegou à população, por meio de aplicativo. No início de maio, a previsão era de que 45 milhões de novas contas digitais fossem abertas na Caixa Econômica Federal, o que também estimulou o uso de aplicativos pela população e a realização de pagamentos utilizando o app.

Segurança na economia digital

O processo de transformação digital pelo qual as empresas estão passando durante a pandemia começa nas instituições financeiras, que devem considerar a ampliação dos serviços nas plataformas digitais e investir em reforçar a segurança das operações para evitar fraudes. Intensificando a segurança das informações registradas e criando novos modelos de governança para que procedimentos sejam realizados em conformidade com os processos implementados.

Contratação de seguros online

Com a ampliação dos serviços bancários nas plataformas digitais, a contratação de soluções, como empréstimos e seguros, também deve aumentar. O setor de seguros deve se reinventar com a pandemia, utilizando as soluções digitais como meio para alcançar mais clientes e revendo as coberturas de acordo com os novos hábitos da população pós pandemia para recuperar receita.

Conteúdo on demand para você entender o cenário de seguros

Acesse o conteúdo on demand exclusivo, produzido pela SAP, com o tema “Inovação nos negócios: como atender às novas tendências do mercado de seguros“. A palestra, com participação de Luiz Felipe Milagres, Diretor de Clientes e Digital da Porto Seguro; Francisco Caiuby Vidigal Filho, CEO da Sompo Seguros e Eduardo Brunetti, Insurance Advisor Executive da SAP, aborda questões essenciais para a sobrevivência do setor durante a pandemia, compartilhando informações gerenciamento de dados, ecossistemas digitais e novas linhas de negócios.

Encontre mais informações sobre tendências para o futuro de serviços financeiros e digitalização nas redes sociais da SAP: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.