>

Digitalização dos serviços públicos é tendência e traz vantagens para governo, funcionários e sociedade

Artigo

Por: SAP Brasil

A substituição da oferta de serviços públicos presenciais para soluções digitais pode acelerar processos considerados burocráticos e morosos, unificando canais

A pandemia pode ter contribuído para que esse momento chegasse mais rápido, acompanhando as medidas que restringiram a circulação de pessoas nas ruas e a aglomeração em ambientes fechados. A digitalização de serviços públicos tornou-se inevitável para muitas instituições.

Processo de digitalização no Brasil

Os motoristas de São Paulo, por exemplo, podem realizar 60 serviços por meio do aplicativo disponibilizado pelo Detran do Estado. O Poupatempo também disponibilizou soluções online e entregou milhares de documentos pelos Correios.

No início de julho, o Governo Federal anunciou a oferta de mais de 800 serviços públicos acessíveis pela Internet. A digitalização de documentos vinha acontecendo desde janeiro de 2019, através da Secretaria de Governo Digital (SDG), ligada ao Ministério da Economia. Com a pandemia, foi necessário acelerar o trabalho para garantir a segurança da população. Para regular o trabalho, o governo criou um programa chamado Estratégia de Governo Digital, que organiza os princípios, objetivos e iniciativas para a transformação digital dos serviços públicos entre os anos de 2020 a 2022.

Exemplos a serem seguidos

A Dinamarca está entre as nações mais avançadas na disponibilização de serviços públicos. O país possui uma plataforma online unificada que permite ao cidadão se inscrever em programas sociais e solicitar documentos. Além de viabilizar a comunicação entre governo e população.

Uma parceria assinada em 2016, firmou um acordo de colaboração da Dinamarca com o Brasil em seu processo de digitalização.

Com um sistema unificado é possível saber a quantidade de beneficiários inscritos em programas sociais, evitando fraudes nos registros de informações e permitindo ao governo ter mais controle sobre informações de interesse público, além de garantir a transparência.

Como vencer os desafios da digitalização no setor público

É claro que pensando no contexto brasileiro, muitas barreiras ainda precisam ser vencidas. Ao elaborar projetos para digitalização dos serviços, o governo deve considerar a capacidade de acesso da população a conexões de internet de boa qualidade e a aquisição de aparelhos celulares que permitam que os aplicativos sejam baixados. O processo de liberação do auxílio emergencial através de aplicativo serviu de exemplo, ajudando a entender esse contexto e quais estratégias devem ser tomadas para ampliar o acesso aos serviços digitalizados.

A inovação é um caminho sem volta para sociedades desenvolvidas e para estimular as que estão em desenvolvimento. Disponibilizar soluções online é aumentar o alcance dos serviços à maioria da população e diminuir custos com estruturas de atendimento presencial e com equipes. O setor privado entendeu isso e vemos Empresas Inteligentes surgirem. As sociedades inteligentes também virão.

Leia mais conteúdos sobre digitalização em nossos canais de comunicação: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.