>

Digitalização dos serviços financeiros estimula o crescimento sustentável das empresas e da sociedade

Artigo

Por: SAP Brasil

Serviços financeiros encontram na digitalização o caminho para atender as necessidades da população e cumprir demandas de maneira mais segura e sustentável

A digitalização dos serviços financeiros, que já era uma tendência, pode ter sido impulsionada pela necessidade do isolamento social. Uma pesquisa da FEBRABAN sobre  Tecnologia Bancária mostra que as transações digitais tiveram crescimento de 74% no mês de abril. De acordo com o estudo, os investimentos em tecnologia cresceram 48% em 2019 e esse movimento deve continuar a aumentar conforme mais pessoas passam a movimentar suas contas e investimentos por meio de dispositivos móveis ou pelo computador.

O fato é que alterações de rotina estão provocando mudanças no comportamento da população no mundo inteiro e os serviços financeiros também devem acompanhar o ritmo, adequando suas soluções às preocupações que fazem parte do cotidiano social.

Distanciamento, digitalização e sustentabilidade

Contas e pagamentos digitais, uso do cartão de crédito e processos financeiros realizados por meio de aplicativos contribuem para tornar transações financeiras mais sustentáveis, pois evitam o uso excessivo de papel e excluem a necessidade de atendimento presencial.

Para as instituições financeiras tradicionais, o atendimento digital se traduz em mais economia com a redução no número de agências físicas e, consequentemente, a redução nos custos com equipes, instalações, energia elétrica, água e até no uso de papel.

Mais autonomia e segurança para a experiência do cliente

O estudo da Federação Brasileira de Bancos, mencionado anteriormente, mostra que a cada 10 transações, 6 são realizadas através de meios digitais. Reforçando o quanto a experiência do cliente nesse ambiente deve ser aprimorada, sem que ele precise recorrer ao atendimento presencial ou telefônico constantemente, dando-lhe maior capacidade de autogestão e suporte imediato com a utilização de tecnologias como a Inteligência Artificial, por exemplo.

Os reforços com a segurança de dados devem ser intensificados, uma vez que que com maior presença digital, cibercriminosos também buscam evoluir mecanismos para roubo de dados. Para evitar ataques, as empresas do setor financeiro devem reforçar a segurança da informação, encontrando em tecnologias, como o Blockchain, a solução para criar barreiras contra fraudes, aumentar a transparência das transações e reforçar a confiança nesses serviços.

Acesso ampliado aos serviços financeiros

As empresas que oferecem serviços financeiros precisam enxergar a sociedade como um todo e promover soluções que estimulem a acessibilidade de serviços, disponibilizando recursos para pessoas com deficiências. Além disso, as instituições do setor também devem incluir em sua agenda projetos de democratização de informações, tornando seus conteúdos mais acessíveis para pessoas pertencentes a grupos de baixa renda ou baixa escolaridade. Educação financeira é um ponto importante e as instituições devem fazer sua parte. Com a pandemia e a liberação de benefícios emergenciais através de contas digitais, vimos que a educação digital e a experiência do usuário devem levar em conta a inclusão.

Este ano, no SAP NOW Brasil os participantes poderão acompanhar as discussões sobre a digitalização de serviços financeiros e as mudanças para tornar processos mais eficientes, além de entender quais os novos desafios para os CFOs no atual cenário mundial e nos próximos anos, entendendo qual deve ser a contribuição do setor para o desenvolvimento econômico e social do mundo.

Este ano, o evento será realizado totalmente online e acontecerá de 14 a 18 de setembro. Além de ter canais exclusivos para conteúdo sobre Finanças,  Despesas & Viagens e muito mais. Confira a programação e inscreva-se!

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.