>

O acesso aberto seguirá ajudando compradores e fornecedores a se conectar de maneira rápida e eficaz e minimizar as paralisações causadas por atrasos na remessa e problemas com capacidade de atendimento

Como parte das iniciativas para ajudar as empresas a manterem seus negócios, a SAP ampliou o acesso aberto ao SAP Ariba Discovery, a maior rede de negócios do mundo, permitindo aos compradores postar as necessidades de aquisição de produtos e insumos para que qualquer um dos quatro milhões de fornecedores da Ariba Network possam responder com sua capacidade de entregar os bens e serviços necessários, sem taxas. A plataforma ficará disponível sem custos até 31 de dezembro de 2020.

A oferta inicial lançada em 10 de março deveria expirar no final de junho, mas o acesso aberto ao SAP Ariba Discovery está provando ter um enorme impacto na conexão de compradores e fornecedores e na manutenção de cadeias de suprimentos intactas durante a pandemia. Desde o lançamento da promoção, os registros de novos compradores no SAP Ariba Discovery aumentaram 484%, os registros de novos fornecedores aumentaram 3966% e as respostas dos fornecedores às postagens de compradores aumentaram 424% entre meados de março e o final de maio (em comparação com o período prévio de 1º de janeiro a 9 de março, 2020).

No Brasil, a média mensal de novos fornecedores na Ariba Netwok cresceu 292% no período entre 15 de março e 30 de maio. Os negócios gerados tiveram forte impacto no setor de saúde, com insumos e medicamentes respondendo por 25% dos novos pedidos, sendo que máscaras foi o item mais pesquisado. No total, os pedidos, a SAP calcula que foram movimentados no país algo em torno de USD 15 milhões, ou mais de R$ 77 milhões nos primeiros 75 dias da abertura da plataforma.

“A epidemia da Covid-19 gerou forte impactos nas cadeias de suprimentos, provocando interrupções que dificilmente tinham como serem previstas e a possibilidade de apresentar suas demandas para milhares de fornecedores a partir da rede Ariba, certamente contribuiu para minimizar os impactos e permitir que muitas empresas readequassem suas cadeias de fornecedores para manutenção de suas operações neste período desafiador”, explica Silvio Abade, vice-presidente da SAP Ariba no Brasil