>

Tecnologias que estão impulsionando a digitalização dos serviços públicos

Artigo

Por: SAP Brasil

O setor ganha mais agilidade na emissão de documentos e no andamento de processos graças à digitalização, consolidando uma nova era para quem busca esse tipo de serviço

O Brasil está em segundo lugar entre os países da América com a melhor oferta de serviços digitais, atrás somente dos Estados Unidos. A informação está na Pesquisa sobre Governo Eletrônico 2020, divulgada pela Organização das Nações Unidas e compartilhada pelo portal oficial do governo federal.

A digitalização dos serviços públicos é uma tendência em crescimento que pode promover mais acesso para que pessoas que moram em localidades distantes ou que tenham alguma dificuldade motora ou financeira possam regularizar e expedir documentos sem ter que sair de casa. Reduzindo as filas, o uso de espaços físicos para atendimento, garantindo economia para os cofres públicos e melhorando o monitoramento de informações. Sem contar na redução da burocracia e na simplificação dos processos.

Blockchain reforça segurança e facilita o compartilhamento de dados

O uso de tecnologias como o blockchain contribui para que informações importantes sejam trocadas de forma eficiente e segura entre governos de diferentes nações, órgãos públicos e cidadãos. O blockchain ajuda a criar protocolos que atestam a autenticidade de documentos e garantem sua inviolabilidade. Um recurso que pode contribuir com o combate à corrupção e fraudes.

Biometria e reconhecimento facial

A biometria digital nos serviços públicos está em andamento no Brasil com o objetivo de aperfeiçoar programas sociais oferecidos pelo governo. O país já caminha para implementação da biometria no Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando a identificação dos usuários do sistema. Além disso, o reconhecimento facial por aplicativo será utilizado como uma das etapas de prova de vida de pessoas aposentadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que periodicamente necessitam comprovar que estão vivas para continuar a receber o benefício. A medida integrará dados biométricos coletados pelo TSE e informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para atestar as informações dos usuários do sistema.

Soluções como essas são fundamentais para que pessoas com problemas de mobilidade possam realizar serviços à distância de maneira segura. Além de assegurar que as informações são reais, diminuindo o risco de fraude.

Armazenamento em nuvem facilita acesso à extensa base de dados

Os serviços governamentais podem ser aprimorados com a digitalização das informações armazenadas em nuvem, que facilitam o acesso rápido e o cruzamento de dados que podem ser comprovados rapidamente. É também a partir dessa tecnologia que são desenvolvidos softwares para gestão dos recursos financeiros e que a análise de informações pode ser aprimorada, contribuindo para uma gestão mais eficiente e para ainda mais transparência nos processos.

Realizado em formato totalmente digital este ano, entre 14 e 18 de setembro, o SAP NOW Brasil apresentará cases sobre o uso de soluções SAP em empresas do setor público e os benefícios gerados para a sociedade.

Acompanhe pelas redes sociais da SAP, as novidades sobre o SAP NOW Brasil: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

©2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.