>

Transformação digital no varejo revoluciona serviços prestados para os consumidores

Artigo

Por: SAP Brasil

O setor está investindo em modernização para melhorar a qualidade da experiência do cliente, adotando o digital como ferramenta central da estratégia

O varejo é um dos setores mais atingidos pela crise causada pela pandemia do novo Coronavírus. Enquanto muitos lojistas tiveram que fechar as portas das lojas físicas, o ambiente digital ofereceu a oportunidade de continuar funcionando e ampliar sua rede de clientes. Nesse caminho, acelerar o processo de transformação digital tornou-se indispensável para manter a qualidade da experiência do cliente.

Mesmo vivendo um momento desafiador para a economia, o setor registrou 8% de crescimento em junho na comparação com o mês anterior, de acordo com a pesquisa Mensal do Comércio, divulgada em agosto pelo IBGE. Conquistar esses resultados mesmo com as portas fechadas é resultado dos esforços que o varejo tem feito para manter as vendas online.

Ainda existe uma expectativa de que o e-commerce fature R$ 111 bilhões em 2020, de acordo com o estudo sobre impactos da Covid-19 no comportamento de consumo do brasileiro, considerando o cenário base para os próximos quatro anos. O estudo ainda indica que categorias como alimentação, cuidados com pets, beleza e cuidados pessoais devem apresentar maior crescimento até 2024.

A transformação digital é para todos

É o momento de os empresários do varejo confiarem nos benefícios da transformação digital para o negócio, considerando o cenário atual e as mudanças no comportamento do consumidor. Entre os temas principais deste ano no SAP NOW Brasil, a discussão em torno do futuro da cadeia de suprimentos e de inovações para empresas em crescimento coloca em pauta a importância de investir em soluções para monitorar estoques e manter processos internos mais eficientes com cadeias autônomas. Entre os benefícios da digitalização das cadeias do varejo está a colaboração com o financeiro por meio da oferta de dados e previsões sobre custos e investimentos.

Para o consumidor, a transformação digital significa maior agilidade de atendimento, rapidez no tempo de resposta e suporte multicanal, evitando que lacunas no processo prejudiquem sua experiência de compra.

O SAP NOW Brasil abordará a transformação digital no varejo e em setores fundamentais para a fluidez de processos de vendas, como Supply Chain, trazendo especialistas para discutir sobre planejamento e estratégia nessas áreas e mostrando quais oportunidades podem surgir ao longo do caminho.

Faça sua inscrição para participar do SAP NOW Brasil. O evento acontece de 14 a 18 de setembro e, pela primeira vez, será totalmente online.

Nas redes sociais da SAP você pode acompanhar as novidades sobre e soluções para o varejo: Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.