>

Por: SAP Brasil

O perfil do consumidor está em constante transformação. Aspectos sociais, econômicos e tecnológicos estão moldando as tendências para o futuro da experiência do cliente, que deverá ser cada vez mais personalizada, inovadora e surpreendente.

Atualmente, é preciso ter em mente que:

  • Clientes não gostam de sentir que estão perdendo tempo.
  • Clientes buscam informações na internet o tempo todo, inclusive sobre as empresas que desejam consumir.
  • A nova geração possui novos desejos e necessidades.

Como adaptar os negócios para atender às especificações de cada cliente? Abaixo listamos 5 tendências que ajudarão sua empresa nessa missão em 2021.

  1. Customização de experiências

Tratar cada cliente de forma singular é o que diferencia as empresas de sucesso das demais. Entender as necessidades de cada consumidor e o que ele busca por meio da análise de dados – seguindo as diretrizes impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados – faz com que as organizações ofereçam experiências, produtos e serviços personalizados. Investir em uma relação omnichannel, criar um suporte de vendas humanizado, investir na elaboração de promoções e e-mails marketing específicos são ótimas alternativas para as empresas que desejam se destacar.

  1. Valor agregado em serviços e produtos

Clientes gostam de sentir que estão ganhando mais funcionalidades além das que o produto proporciona. Oferecer vantagens além do produto – seja uma garantia estendida, manutenção grátis, brindes e serviços de suporte vitalício – agregam valor e fazem com que os clientes se sintam amparados e importantes na relação empresa e consumidor.

  1. Investimento em comodidade

O consumidor, cada vez mais exigente, quer tudo para ontem, sem dificuldades na compra e no recebimento de produtos e serviços. Para isso, é necessário investir na experiência do usuário do início ao fim, apostando em uma comunicação eficaz e sem complicações, que se atente aos detalhes e superem as expectativas, capaz de gerar sentimentos positivos como lealdade e fidelidade.

  1. Investimento em infraestrutura

A pandemia fez com que as empresas percebessem a necessidade de investir em infraestrutura, especialmente no e-commerce. Clientes valorizam sites intuitivos, sem grandes complicações, que não travam no momento de fechar uma compra. Apostar em aplicativos também é uma ótima alternativa, visto que grande parte das compras são feitas através do celular.

  1. Realidade Aumentada

A chegada da pandemia fez com que a realidade aumentada voltasse para as estratégias das empresas. A facilidade de visualizar o produto e/ou testar as especificações e recursos visuais de forma online é um grande atrativo para as empresas que desejam ampliar o e-commerce. Para os clientes, facilita no processo de tomada de decisão e amplia a experiência de compra.

Para o próximo ano, podemos esperar empresas mais preparadas, que colocam a experiência do consumidor em primeiro lugar e utilizam as novas tecnologias disponíveis no mercado para otimizar o relacionamento com o cliente, oferecendo jornadas únicas, personalizadas e cada vez mais online.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.