>

Gestão humanizada: diferencial que contribui para uma boa experiência do colaborador

Artigo

Por: SAP Brasil

Com a evolução da análise de dados e de sistemas voltados para a gestão de pessoas, cada vez mais empresas têm adotado tecnologias para ajudar a gerir seu capital humano. Definitivamente, ter a capacidade de coletar dados históricos de desenvolvimento, agilizar e automatizar processos de pagamentos e melhorar toda a jornada de recrutamento de talentos é o sonho de muitos gestores e a tecnologia possibilitou tudo isso e muito mais.

No entanto, mesmo com tantos recursos tecnológicos transformando a experiência do colaborador existe um elemento essencial que será sempre o pilar das relações entre empresas e pessoas: a gestão humanizada.

É fundamental que os líderes enxerguem os colaboradores como mais do que números nos registros de funcionários. Ao combinar uma visão humana da gestão de pessoas com as novas tecnologias, os líderes conseguem proporcionar as melhores experiências, considerando o momento de cada colaborador.

Este ano, com a alta adesão da modalidade de trabalho remoto, as empresas tiveram que se adaptar para garantir que seus colaboradores pudessem continuar a trabalhar e ainda manter os níveis de engajamento e produtividade.

Segundo uma pesquisa da Pulse, 78% dos profissionais se sentem mais produtivos trabalhando de casa, no entanto, sentimentos como ansiedade e nervosismo entre os colaboradores chamaram a atenção na pesquisa. E como os líderes podem ajudar nesse novo cenário?

Lideranças em todo o mundo adotaram diversas ações com foco na gestão humanizada para garantir – não apenas que os resultados da empresa continuassem a prosperar, mas também – a excelência na experiência e o bem-estar de seus colaboradores.

Capacite sua liderança para o novo cenário

A Gestão de Experiência Humana (HXM) coloca as pessoas no centro. Essa é a essência da gestão humanizada. Contar com tecnologias que ajudem colaboradores e líderes de RH a se adaptarem às demandas de negócios em constante mudança é primordial.

Simplifique a gestão de despesas corporativas

Um dos processos mais estressantes, quando não automatizado, é a gestão de despesas corporativas. Ninguém gosta de ter de guardar inúmeros recibos e preencher infinitos pedidos de reembolso. A tecnologia pode ajudar a simplificar esse processo, tanto para o colaborador como para o gestor. A solução  SAP Concur Expense  permite gerir com facilidade as despesas corporativas, além de auxiliar a reduzir os custos em até 8%.

Reavalie sua liderança no “modo remoto”

Liderar equipes remotas, ou seja, fisicamente distantes, pode apresentar novos desafios. Adotar uma comunicação clara e transparente, além de facilitar o fluxo nesse novo modelo de trabalho, ainda ajuda a aumentar a tranquilidade e confiança do colaborador. Ter domínio sobre sistemas de gestão de trabalho também é essencial.

Apoie iniciativas de cuidados e bem-estar

Manter a saúde mental durante a quarentena é um dos principais desafios de quem está fazendo home office. Empresas que valorizam a gestão humanizada colocam a saúde e bem-estar de seus colaboradores como uma prioridade. Desde maio de 2019, a SAP desenvolve a campanha Mental Health Matters, que trabalha temas relacionados à saúde mental com seus colaboradores, este ano, a iniciativa ganhou ainda mais força.

Sua empresa pratica a gestão humanizada? Compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2020 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.