>

O que é Economia Circular e em quais setores pode ser aplicada?

Artigo

Por: SAP Brasil

Economia Circular, um reordenamento da cadeia de produção para o melhor aproveitamento de insumos.

Com a preocupação ambiental crescendo mundialmente, o processo de aquisição de fontes e insumos tem se tornado um ponto fundamental no dia a dia das empresas. De onde retirar recursos?  Qual o impacto ambiental que será gerado? Como adequar a empresa neste sentido? É aqui que encontramos a Economia Circular, que trata do desenvolvimento e reaproveitamento de fontes e recursos.

O conceito de Economia Circular surgiu da observação do ciclo da natureza, onde nada é perdido. Seu objetivo é criar um ambiente autossustentável que diminua a necessidade de novas matérias primas. Suas principais ações são a rastreabilidade, remanufatura e a reciclagem. Este ciclo virtuoso se dá por meio de ações como a rastreabilidade de insumos, a coleta de dejetos, o reaproveitamento, a transformação de recursos, entre outras. O processo completo conta com consumidores, comerciantes e produtores, que devem devolver produtos inutilizados, estabelecer pontos de coletas, promover a reutilização e a reciclagem de insumos. Neste processo, a visão do mercado precisa mudar, encarando os resíduos como uma nova fonte de matérias primas.

Na construção civil, o uso de materiais reciclados e práticas renováveis diminui o consumo de água e a aquisição de materiais de construção. Na agricultura, o reaproveitamento de embalagens de agrotóxicos criou uma nova cadeia de negócios e diminuiu o risco de acidentes ambientais, além de elevar a conscientização dos agricultores sobre o tema.

Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria mostrou que apesar de 70% das empresas desconhecerem a Economia Circular, 76,4% delas ainda tomam alguma ação que se encaixa dentro do conceito. A pesquisa ainda indica que as empresas têm realizado ações para a troca de resíduos entre si, mesmo que de forma descoordenada.

A SAP em conjunto com a Boomera, desenvolveu uma plataforma para unir empresas de diferentes ramos, como centros de reciclagem, cooperativas e coletoras no intuito de criar uma forma acolhedora de rastrear, vender e reciclar produtos. A parceria começa a funcionar em 2021 e contará com ferramentas que criarão um ecossistema sustentável de rastreabilidade e coleta inteligente de resíduos.

A Economia Circular oferece um modelo estratégico para a indústria, capaz de atender novos desafios e voltado para um crescimento econômico sustentável. Sua adoção é otimizar a obtenção de recursos e minimizar riscos ambientais.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.