>

Como a tecnologia pode ajudar mães e pais em home office durante a pandemia

Artigo

Por: SAP Brasil

As diferenças sociais relacionadas ao acesso à saúde, saneamento, trabalho, raça e gênero deixaram as pessoas pertencentes a minorias, ainda mais vulneráveis. A rotina em muitos lares, em especial naqueles liderados por mulheres, passou por grandes transformações com as medidas de distanciamento e o trabalho home office. Ao que parece, conciliar a dupla jornada no mesmo ambiente têm deixado mães e pais exaustos física e emocionalmente.

São muitos os desafios a serem vencidos, mas a tecnologia pode apresentar algumas soluções para tornar a rotina mais produtiva, prática e menos cansativa.

Controle dos pais ajuda a prevenir riscos e tranquiliza famílias

Com as aulas online, crianças estão mais tempo expostas à tela do computador e os pais costumam ficar ainda mais preocupados com o conteúdo aos quais os pequenos podem ter acesso. Ter que monitorar o comportamento dos filhos na web e trabalhar pode ser estressante, mas aplicativos conectados aos dispositivos e a adoção de filtros de conteúdo para crianças podem ajudar nessa tarefa.

Aplicativos para cuidar da saúde emocional e física

Antes de qualquer coisa, é preciso que as pessoas estejam se sentindo bem e saudáveis para conseguir lidar com mudanças tão rápidas como as que aconteceram durante a pandemia. Investir nos cuidados com a saúde mental e física deve estar entre as prioridades em casa.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde mostra que 93% dos países do mundo interrompeu serviços essenciais de saúde mental. Realizada de junho à agosto de 2020 em 130 países, o estudo revela que 70% dos adultos mais velhos e 61% de mulheres que precisam de serviços pré-natais e pós-natais ficaram sem acompanhamento psicológico. Além desse número, 75% dos entrevistados tiveram o atendimento de saúde mental interrompido no trabalho.

Mães e pais também precisam reservar algum tempo para o autocuidado e podem encontrar aplicativos que oferecem orientação para prática de atividade física, além de apps para meditação guiada.  Organizações com equipes trabalhando remotamente também podem desenvolver projetos para acompanhamento a rotina dos profissionais, encontrando maneiras de engajar a equipe e de cuidar de todos.

Gestão eficiente do trabalho ajuda a organizar a rotina

Utilizar ferramentas de trabalho que ajudam a melhorar os processos, agilizando a tomada de decisões também pode contribuir para que a rotina profissional de pais e mães seja mais produtiva e tranquila. Existem tecnologias inteligentes que integradas à Inteligência Artificial são capazes de oferecer processos automatizados, gerando dados e informações que auxiliam análises mais ágeis.

Acesse o site da SAP para conhecer soluções que a tecnologia oferece para tornar o trabalho em casa mais tranquilo.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.