Comércio híbrido: o futuro do varejo e a ascensão das lojas online

Por: SAP Brasil

Com a pandemia, tendências como a de comércio híbrido foram colocadas em prática ainda mais rápido. As organizações que ainda não perceberam a importância de marcar presença no ambiente online, e não conseguirem reinventar seus posicionamentos nos ambientes presenciais, podem perder a corrida da inovação.

E-commerce vai predominar nos próximos anos

Em uma pesquisa com mais de 50 especialistas, o The Economist reuniu previsões importantes sobre o futuro do e-commerce. O jornal aponta que o setor continuará em crescimento, mas que um percentual de 50% das lojas físicas no mundo inteiro será fechado.

O que não irá atrapalhar as vendas no comércio, já que as lojas físicas serão adaptadas para se tornarem ambientes propícios para aprimorar a experiência do cliente, além de serem transformadas em showrooms. Até o final de 2024, o comércio online será maior que o presencial em diversas áreas e à longo prazo teremos poucos shoppings, já que as compras através de meios digitais irão predominar.

Cresce espaço para consumo nas redes sociais

Entre as tendências apontadas pelo jornal britânico, está a chegada de gigantes como o Facebook, TikTok e Youtube como concorrentes da Amazon nas vendas online. Em janeiro, o TikTok informou que possui uma plataforma integrada para anunciantes e que entrará para o comércio de produtos eletrônicos. Considerado o terceiro aplicativo mais baixado no mundo, a rede social abre frente para que anunciantes façam publicidade e com poucos cliques seus usuários poderão adquirir os produtos diretamente na plataforma.

O Instagram também tem aprimorado suas ferramentas para facilitar a aquisição de produtos. O Facebook, que também é dono da rede social de fotos, lançou um canal de compras digital em seu site principal e está desenvolvendo uma plataforma de publicidade e autosserviço que facilitará às marcas veicular anúncios de vendas.

Serviços por assinatura ganham relevância entre consumidores

Os serviços de assinatura cresceram 137% no país, nos últimos 4 anos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). As informações mostram que mais do que comprar, o importante é viver a experiência.

E as pessoas têm dado preferência para esse tipo de consumo que disponibiliza conteúdo ou produtos de maneira econômica e sem restrições, como nos streamings de música e vídeos. Há também os clubes de assinaturas para os amantes de vinho e para leitores, que todo mês recebem títulos selecionados de maneira personalizada.

Expandindo a experiência de consumo, a Nike lançou um serviço por assinatura de tênis – além disso, já é possível locar veículos por assinatura mensal e até mesmo roupas. O varejo pode se beneficiar desse tipo de relação com o consumidor, lojas online podem criar clubes de assinatura a fim de fidelizar a relação com seus clientes e manter o faturamento.

Prepare-se para a mudança e atraia mais consumidores

Pesquisa do Ebit|Nielsen mostra que as vendas online no Brasil devem crescer 26% em 2021, alcançando o faturamento de R$ 110 bilhões. A experiência do consumidor com as compras online foi aprimorada durante a pandemia e agora que ele está acostumado com o e-commerce, vai querer que suas experiências sejam ainda melhores.

Investir no uso de ferramentas para personalizar e tornar os processos de compra mais interessantes pode ajudar pequenos e médios empresários do varejo a adaptar os negócios para a nova realidade.

Com soluções em nuvem, os colaboradores podem acompanhar os processos de compra de ponta a ponta, verificando informações sobre processamento de carrinho, conteúdo de produtos, também podem gerenciar as experiências, promoções e pedidos, integrando informações e obtendo os subsídios necessários para atender às demandas dos clientes.

Conheça as soluções da SAP e veja como o seu negócio pode chegar a um novo patamar.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.