>

Foram entrevistados 450 líderes de empresas no Brasil, Argentina, México e Colômbia. Brasil se destaca na gestão da cadeia de valor, com maior atenção nos contratos com fornecedores

São Paulo, 15 de março de 2021 – Pesquisa realizada pela SAP com mais de 450 companhias de médio e grande portes no Brasil, Argentina, México e Colômbia revela que a sustentabilidade é tema prioritário para as empresas da região. Entre os presidentes e diretores entrevistados, 45% expressaram ter uma estratégia de sustentabilidade em suas organizações e 22% afirmaram estar em fase de implementação. No recorte de Brasil, os executivos se mostram um pouco mais conservadores, com índices de 42% e 19%, respectivamente. Essa é uma das conclusões do estudo “Sustentabilidade na Agenda dos Líderes Latino-Americanos”, realizado, a pedido da SAP, pela CIO Research, empresa líder em pesquisas de mercado da região, e pela Seekment, referência na área de avaliação e análise de informações entre diretores e gerentes nas Américas e Europa.

Primer estudio de sostenibilidad empresarial en Latinoamérica

Click the button below to load the content from YouTube.

Primer estudio de sostenibilidad empresarial en Latinoamérica

A amostra contempla empresas de serviços (53%), incluindo os segmentos financeiro, de varejo, telecomunicações, saúde, entretenimento e viagens; e empresas fornecedoras de bens (47%) – indústrias de petróleo e gás, mineração, agricultura, farmacêutica, construção e produtos de consumo. Este é um dos primeiros estudos do gênero realizados na região e fornece dados muito animadores sobre os avanços da sustentabilidade na América Latina.

Os resultados mostram também que seis em cada dez executivos latino-americanos consideram a sustentabilidade lucrativa. No Brasil, a parcela de executivos que concordam que a sustentabilidade traz vantagem competitiva é de 41%, enquanto a média regional fica um pouco acima, com 46%. Por outro lado, chama atenção que 27% dos consultados no Brasil já levam em consideração os esforços sustentáveis de um fornecedor na hora de fechar um contrato, ao passo que a média da região é de 19%. Esse indicador mostra maior grau de maturidade das empresas brasileiras e mostra que a cadeia de valor é uma força que vem ganhando espaço na agenda de sustentabilidade.

“As práticas sustentáveis ​​não ajudam apenas o meio ambiente e nossas comunidades, mas são também a chave para obter vantagens competitivas, melhorando a reputação da marca e aumentando a satisfação dos funcionários”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP América Latina e Caribe. “A sustentabilidade está deixando de ser opcional para ser obrigatória e a SAP tem um portfólio de alternativas para ajudar nossos clientes a executar e medir suas estratégias sustentáveis”, acrescentou.

O estudo também aponta o quanto a pauta de sustentabilidade é abrangente e contempla diferentes partes da gestão do negócio e do capital humano. Entre as descobertas, 60% dos entrevistados afirmaram que a sua empresa tem uma afinidade importante com a abordagem da igualdade de gênero (principal preocupação das empresas da região), economia circular (segunda em relevância para fornecedores de bens de consumo), formação da mão-de-obra para o futuro (segundo lugar entre empresas de serviços), empreendedorismo social ou mudanças climáticas.

Os executivos também acreditam que os funcionários são um motor que impulsionará fortemente estratégias sustentáveis, com 30% deles considerando isso uma questão “bastante importante” e 39% “muito importante”, com picos mais altos no Brasil (41%) e no México (38%). Um ponto de atenção para as empresas brasileiras, que em muitos casos contam com até cinco gerações compondo a sua força de trabalho, é que precisam estar atentas ao fato de que até 2025 terão 75% da força de trabalho composta pelos chamados “millennials” ou Geração Y (1981-1996). Para esse grupo, as práticas sustentáveis ​​são de vital importância, tanto que estudos anteriores apontam que 64% deles só aceitariam um emprego se a empresa contasse com ações sustentáveis.

Sob esse e outros aspectos, fica evidente a consolidação do papel da tecnologia como pilar de sustentação da gestão da sustentabilidade: 40% dos executivos consultados a utilizam para direcionar sua estratégia e obter indicadores eficazes. E o esforço continuará a se multiplicar em 2021: 28% planejam aumentar os recursos nessa área enquanto outros 25% estimam manter o mesmo investimento feito em 2020. Este é um fato a destacar, principalmente em um período de tantos desafios.

O estudo aponta ainda que alcançar a transformação em direção à sustentabilidade não é um caminho direto ou de mão única, e os líderes de negócios terão a responsabilidade de gerenciar várias prioridades em um mundo em rápida transformação. As organizações que conseguirem integrar a sustentabilidade ao seu DNA terão uma base muito sólida e uma vantagem competitiva para se destacar.

Para obter mais informações sobre os esforços globais de sustentabilidade da SAP, clique aqui.

Resultados por país: 

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes. Como líder de mercado em software de aplicativos corporativos, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho: 77% da receita de transações do mundo passa por um sistema SAP®. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar o negócio dos clientes em companhias inteligentes. A SAP fornece às pessoas e organizações uma visão profunda dos negócios e promove a colaboração que os impulsiona a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam – sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicativos e serviços permite que clientes públicos e empresas de 25 setores em todo o mundo operem com lucro, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Para obter mais informações sobre a SAP Brasil, visite http://www.sap.com/brazil, a Sala Virtual de Notícias da SAP, http://news.sap.com/brazil/, e siga o canal de notícias no Twitter @SAPBrasil.