>

Como aplicar o Customer Experience em diferentes setores da indústria

Artigo

Por: SAP Brasil

As empresas podem criar interações digitais personalizadas em todos os pontos de contato e em todos os setores com ajuda de soluções que estejam conectadas às preferências de seus clientes. Trata-se de soluções setorizadas, que podem ajudar negócios a viver a transformação digital através do Customer Experience.

Setor automotivo

Talvez esse seja um dos principais momentos de virada do setor automotivo desde a revolução encabeçada por Henry Ford. Com clientes mais focados na experiência e mais interessados em novos métodos de acesso a pagamentos e novas formas de estar motorizados sem necessariamente possuir veículos, a indústria vive um momento de mudança, além do desafio de estar mais próximo dos clientes oferecendo soluções personalizadas e o digital pode ajudar a atender essas demandas atuais.

Tendências e tecnologias integradas estão revolucionando o setor automotivo. Estima-se que 2 bilhões de veículos conectados devem circular nas estradas do mundo até 2025 e 60% dos leads de vendas automotivas sejam provenientes de canais digitais. Isso significa que o cliente do setor automotivo terá acesso a carros cada vez mais autônomos, a serviços de compartilhamento de veículos e o uso por assinatura e as concessionárias podem gerenciar os serviços a partir do uso de plataformas que ajudam a controlar essas atividades.

Bens de consumo

Dados revelam que 73% das organizações de bens de consumo consideram importante implantar novos modelos de negócios digitalmente habilitados. Planejando e executando promoções de marca e comércio mais rentáveis com varejistas trazendo novos modos de atuar no processo comercial, investindo na capacitação de seus representantes de vendas e aprimorando cada passo da jornada de compra.

O setor pode escolher uma rota direta, indireta ou híbrida para o mercado utilizando estratégias inteligentes, que repensem o engajamento do cliente através da oferta de experiências omnichannel e da criação redes hiperconectadas.

Moda e varejo

A experiência dos clientes do setor de moda e no varejo pode ser aprimorada no âmbito do digital com propostas atraentes e personalizadas, que ofereçam respostas rápidas e objetivas às perguntas que surgirem no processo de compra. A aplicação do Customer Experience para empresas do segmento deve ter como foco personalizar os serviços para aprimorar a experiência, o resultado pode ser muito positivo.

Dados mostram que 86% dos consumidores estão mais dispostos a pagar mais por experiências mais significativas. Isso torna ainda mais importante conhecer o seu cliente e conectar-se a ele.

As empresas do setor podem investir no online para proporcionar boas experiências para o consumidor, com estratégias de recomendações regulares dos produtos, coletando dados sobre a satisfação do cliente durante o processo de compra e até informações relacionadas à busca de novos produtos.

Alta tecnologia, maquinário industrial e componentes

A jornada do cliente B2B também deve ser considerada com a oferta de suporte em cada fase da interação e de experiências com base em confiança, ajudando a manter a continuidade das relações. Quase metade dos compradores B2B realiza mais de 80% das compras por comércio digital diretamente com os fabricantes e sua empresa precisa estar atenta para aprimorar o relacionamento através dos canais digitais, conectando produtos aos compradores e impulsionando a demanda nas cadeias de suprimentos digitais.

Você pode receber o suporte através de melhorias orientadas pelo cliente com o uso de soluções que promovem inovação e modernizam os canais de suporte na nuvem.

O setor de produção também busca aprimorar a experiência através de melhorias digitas. Na visão de 50% dos fabricantes, seus negócios dependem da criação de bens e serviços aprimorados digitalmente, o que significa implementar soluções que sejam capazes de apoiar os aumentos nas demandas por serviços, elevando a experiência do cliente B2B com interações digitais que ofereçam suporte em todos os processos, aprimorando a entrega de produtos pós-venda e oferecendo soluções úteis.

Setor de viagem

As soluções de CRM de viagens ajudam a colocar a experiência do cliente no centro das estratégias, permitindo que consigam reduzir custos, integrar compras e gerir mercadorias de maneira rápida e simplificada. Com soluções em nuvem, companhias aéreas passam a adotar ferramentas de varejo mais modernas que oferecem novos recursos para criação e disponibilização de ofertas em tempo real, simplificando os serviços pela web. Já o setor hoteleiro, ganha novos recursos para interagir com seus usuários mantendo a segurança do distanciamento social sem deixar de oferecer serviços personalizados ao cliente, obtendo respostas rápidas sobre a satisfação.

Seguros

No setor de seguros as adaptações a modelos digitais de gestão dos serviços também podem ampliar a oferta ao consumidor para atraí-lo com vantagens adicionais por suas aquisições. Dados da SAP mostram que mais de 50% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor adicional por seguros que ofereçam outros serviços. Nesse momento, o desenvolvimento de soluções focadas em oferecer experiências digitais modernas e personalizadas para o cliente tem sido a melhor estratégia para quem busca engajamento e fidelidade.

Telecomunicações, serviços públicos e setor público

O setor de telecomunicações está entre os principais protagonistas dos últimos tempos, com o aumento da conectividade causado pelo isolamento social . O tráfego de dados móveis está aumentando mais de 60% anualmente, esse crescimento no uso dos serviços também exige das empresas do setor que invistam em recursos para modernização das operações, implementando soluções que permitam a visão 360 graus dos clientes.

E não é fácil conquistar a fidelidade deles, mas o setor de serviços públicos pode se aliar aos benefícios da implementação de serviços de CRM com soluções self-service, tornando o atendimento diferenciado e rápido. A estimativa é de que até 2022, 50% das empresas de serviços públicos passem por uma reorganização das operações ao longo da jornada do cliente, o que pode aumentar a satisfação com a experiência em 30%.

A transformação digital e a inovação no setor público podem provocar mudanças significativas na relação dos cidadãos com governos, aumentando o engajamento aos serviços digitais através do uso de sites de autoatendimento e aplicativos que ajudam a aprimorar a experiência dos cidadãos, economizando tempo e agilizando processos.

O investimento na experiência do cliente pode ser realizado por diferentes setores e a qualquer tempo, pela adaptabilidade das soluções. A pandemia ajudou a acelerar o processo de transformação digital e muitos setores já perceberam que é preciso incluir o cliente no centro das estratégias de negócio para se manter firme em períodos instáveis e engajar seu público.

Confira no nosso site as soluções para diferentes setores.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.