>

Por: SAP Brasil

O conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança, denominado ESG, tornou-se popular nos últimos cinco anos, quando a geração millenials demonstrou não estar mais disposta a comprar produtos de empresas que utilizam práticas sustentáveis não eficientes. Porém, o tema ganhou realmente força durante a pandemia e passou a ter um grande impacto na forma como as empresas são vistas.

Em pesquisa global realizada pela Wills Towers Watson em meados de 2020, foi revelada a existência de uma maior consciência das empresas para questões sociais e ambientais, incluindo aquelas exacerbadas durante a Covid-19, e um senso de urgência para enfrentar os problemas climáticos enquanto as organizações se esforçam para criar valor sustentável a longo prazo.

A maioria dos diretores entrevistados durante a pesquisa indicou que a pandemia fez com que seu foco nas questões da ESG aumentasse. Demonstrando uma ênfase na importância do crescente senso de responsabilidade social, percebeu-se também que empresas com boas práticas ESG passaram pelos períodos turbulentos do ano passado de forma mais branda do que aquelas que ainda não tinham práticas sólidas relacionadas ao tema.

Além de impactar no modo como uma empresa é vista e se relaciona com o ambiente em que está inserida, a adoção das práticas ESG quebrou o paradigma envolvendo investimentos com questões sociais e ambientais. O The New York Times destacou em seu artigo “Investir no bem-social finalmente se tornou lucrativo” que os fundos ESG tiveram um crescimento maior que fundos tradicionais na bolsa de Nova York no ano passado. Em pesquisa da RBC Capital Markets divulgada pelo jornal, 64% dos investimentos baseados em ESG bateram seus pontos de referência contra 49% dos fundos tradicionais no começo de agosto de 2020.

Apesar do assunto ainda estar em evolução no Brasil, as práticas ESG foram destacadas como extremamente relevantes para sustentabilidade e responsabilidade social das empresas, além de representarem uma melhora na imagem e crescimento da mesma.

Saiba mais sobre como a tecnologia pode auxiliar sua empresa a habilitar as práticas ESG da sua empresa.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.