>

Por: SAP Brasil

Desde o ano passado, foi possível observar diversas mudanças no setor bancário, nos meios de pagamentos e no comportamento dos consumidores, principalmente pela demanda por experiências digitais, descomplicadas e rápidas. Impulsionadas no início da pandemia, essas mudanças vêm exigindo adaptabilidade de empresas em todos os setores.

A indústria bancária do futuro

Segundo artigo realizado pela SAP, “A empresa inteligente na economia da experiência para o setor de serviços bancários”, a expectativa é que, até 2025, os bancos migrarão para uso de diários universais vinculados por blockchain e serviços em nuvem. O resultado dessa transformação será mais agilidade e rapidez de respostas aos requisitos de insights e controles financeiros.

Dentre os entrevistados do setor bancário no artigo realizado pela SAP, cerca de 49% demonstraram grande interesse na adoção de sistemas em nuvem para garantir uma melhor gestão de dados e ampliação do uso dos canais digitais e móveis. Em média, 44% afirmam ter interesse no uso de novas tecnologias para garantir suporte nos negócios, rápido lançamento no mercado e também auxílio com processos de finanças e riscos.

Tendências para o setor bancário

No cenário atual, onde vivenciamos o auge do uso da tecnologia para negócios continuarem progredindo e inovando, as Fintechs têm ganhado cada vez mais destaque, sendo uma tendência mundial do setor bancário. Atuando basicamente nas áreas de bancos online, mercados de ações e financiamento coletivo, essas empresas buscam a resolução de problemas complexos de forma rápida e simples, por meio do uso de tecnologias inteligentes.

Em pesquisa realizada pela Deloitte, “Indústria Bancária em 2030”, tecnologias emergentes e digitais, transformação digital e agilidade nos processos são apontadas como algumas das tendências que mudarão o cenário do setor bancário. Para que bancos sobrevivam à períodos de crise, incertezas e forte concorrência no mundo digital, a adoção de tecnologias como Inteligência Artificial, automação e nuvem podem ser fortes aliadas no caminho para o futuro.

Outra tendência apontada no artigo da Deloitte é o destaque em métodos de prevenção contra riscos cibernéticos e crimes financeiros, também conhecidos pela sigla CyFi. À medida em que os consumidores adotam cada vez mais o uso de e-commerce e novos meios de pagamentos digitais, as formas de prevenção de crimes financeiros tradicionais já não são mais eficientes. Adotar análises avançadas de dados e Inteligência Artificial pode ser a solução para melhorar a visibilidade de possíveis ameaças e fraudes.

Saiba mais sobre as soluções SAP para o setor bancário.

Acompanhe mais novidades nos canais de comunicação da SAP:  Facebook Twitter LinkedIn Instagram / WhatsApp / Youtube

© 2021 SAP SE. All rights reserved. SAP and other SAP products and services mentioned herein as well as their respective logos are trademarks or registered trademarks of SAP SE in Germany and other countries. Please see http://www.sap.com/corporate-en/legal/copyright/index.epx#trademark for additional trademark information and notices.